14 maio 2016

Campeonato Espanhol 2015/16: Barcelona ganha do Granada e garante o bicampeonato espanhol

No fim das contas, o Barcelona só quis mesmo dar emoção à reta final do Espanhol. Depois de quatro tropeços consecutivos, críticas e o temor de que a temporada iria abaixo, vieram cinco vitórias inapeláveis para confirmar o bicampeonato. A última com a assinatura do nome da campanha: Luis Suárez fez todos os gols nos 3 a 0 sobre o Granada, neste sábado, fora de casa, confirmando que é preciso muito mais do que algumas "malas brancas" para deixar este Barcelona desconfortável. No futebol, poucos podem se igualar ao brilho do trio MSN e dos coadjuvantes de luxo de Luis Enrique.

Suárez, um gigante

Luisito Suárez encerrou sua participação no Espanhol com 40 gols e foi o artilheiro depois de uma arrancada espetacular (14 gols nos últimos cinco jogos). Ele quebrou o duopólio de Messi e Cristiano Ronaldo, que se revezavam desde 2009/10 – um ano antes, o compatriota e amigo Diego Forlán fez 32 gols com a camisa do Atlético de Madrid. Também faturou a Chuteira de Ouro, vencendo a concorrência recente do craque português, Higuaín e Jonas.

Na temporada, o uruguaio tem 59 gols e só é superado por duas versões dos atuais melhores do mundo: Messi em 2012/13 (60 gols) e 2011/12 (73) e Cristiano em 2011/12 (60) e 2014/15 (61). Cabe ressaltar que Suárez ainda entrará em campo mais uma vez, na decisão da Copa do Rei, contra o Sevilla, no próximo sábado. O Barça tem a chance de celebrar o quarto título da temporada (não esquecer da Supercopa da Europa e ao Mundial de Clubes), apesar da decepção na Liga dos Campeões.

Seis em oito

O Barça, que só precisava de uma vitória para não depender de outro resultado, terminou a liga com 91 pontos, um a mais do que o Real Madrid – os merengues fizeram 2 a 0 no Deportivo La Coruña, também fora de casa, neste sábado. Foi o sexto título do clube nos últimos oito anos, diminuindo a diferença para o arquirrival para oito conquistas (32 a 24). No período, Real e Atlético foram campeões uma vez cada.

Sem sustos

Jogando com o seu "onze ideal" há duas temporadas, o Barcelona conseguiu aos poucos minar a resistência do Granada. Diante do clima que se criou ao longo da semana, o Barça venceu até mesmo sem complicações. Abriu 2 a 0 no primeiro tempo, em boas jogadas de Neymar-Alba e Mascherano-Dani Alves antes que Suárez completasse para as redes. Na etapa final, o uruguaio fechou o caixão aproveitando a sintonia Messi-Neymar. O brasileiro não fez gol, destoou nos números em relação aos amigos do trio num contexto geral da temporada, mas teve, sim, uma participação bastante importante nesta conquista. Assim como Daniel Alves, agora com 21 títulos oficiais pelo Barça.

Parabéns ao Barcelona pela conquista do campeonato espanhol na temporada 2015/16, 24º título espanhol da história do clube!!!

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: