16 agosto 2015

Esportes: Diferenças de valorização dos esportes dos jogos pan-americanos e parapan-americanos

Uma coisa que pude sentir nesse ano com a transmissão dos jogos pan-americanos de Toronto, foi que a imprensa brasileira de uma maneira geral só se interessa em transmitir o pan-americano deixando de lado os jogos parapan-americanos ou transmitindo poucos esportes relacionados ao parapan (que terminaram ontem). Porque será que a imprensa não tem tanto interesse nos jogos do parapan-americano??? Seria porque os atletas são deficientes??? No minha maneira de ver houve um certo "pré-conceito", não só por parte da imprensa, mas como de nós brasileiros "normais" em relação aos atletas para-olímpicos e ao parapan-americano.

Uma coisa que pude perceber é que houve uma "vibração" que o Brasil ficou em 3º no quadro de medalhas no jogos pan-americanos, a frente de Cuba!!! Mas, o que ninguém viu ou poucas pessoas viram foi que no quadro do parapan o Brasil liderou com folga e terminou em 1º a frente de potências como Estados Unidos e Canadá. Porque tem essa diferença entre os atletas pan-americanos e parapan-americanos???? Será que é a presença de garra, força de vontade, de mostrar que mesmo com limitações os atletas para-olímpicos podem fazer coisas que as pessoas ditas como "normais" podem fazer??? Enquanto que, para os atletas "normais" talvés falte um pouco mais de garra, força de vontade para ir mais longe???

Não sei como funciona os patrocínios aos esportes olímpicos e para-olímpicos, se há um investimento maior nos esportes olímpicos do que nos para-olímpicos ou não. Mas, pelo pouco que pude acompanhar do parapan-americano é que se há diferença em patrocínio aos esportes, é que os atletas parapan-americanos realmente são os verdadeiros hérois, pois com toda dificuldade conseguiram provar que mesmo com limitações sejam elas físicas, intelectuais ou motoras eles conseguem com vontade e garra disputar uma grande competição e deixar o nosso país no topo do quadro de medalhas, já que é o quadro de medalhas que vale no fim das contas.

Quadro de Medalhas Pan-Americano 2015:


Quadro de Medalhas Parapan-Americano 2015:


Com tudo isso, acredito que ainda falte um pouco mais de atenção e respeito aos atletas para-olímpicos brasileiros por parte de todos nós brasileiros.E não se esqueçam que o ano que vem teremos as olímpiadas e as para-olímpiadas do Rio 2016!!!

Quadros de medalha: http://www.toronto2015.org/es

Autor: Henrique Soares

Um comentário:

Marcelo disse...

Perfeito. Parece realmente que, de todas as formas, a sociedade procura "esconder" as pessoas com quaisquer limitações de qualquer sorte.