24 julho 2015

Pan-Americano 2015: Fabiana Murer conquista a prata no salto com vara

O cenário mudou, mas os personagens e a rivalidade são os mesmo de quatro anos atrás. Lado a lado, Fabiana Murer e a cubana Yarisley Silva disputaram até o fim a decisão do salto com vara dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Em alto nível, repetiram o enredo da edição de Guadalajara 2011 e também a disposição do pódio. Com 4,85m, a cubana voltou a levar o ouro, com a melhor marca do ano e novo recorde do Pan. Fabiana saltou 4,80m para a medalha de prata. Para completar a disputa forte do Canadá, a atual campeã olímpica, Jennifer Suhr, foi bronze com 4,60m.

- Eu sabia que a prova ia ser muito dura, com três grandes atletas. Acreditava que tinha que saltar mesmo 4,85m para ganhar o ouro. Tentei ao máximo, fiz o meu melhor, mas no final faltou um pouco de perna. Senti um cansaço e não consegui uma boa aproximação na corrida para fazer um bom salto. Mas fiquei contente com a marca, o resultado e minha técnica que está melhorando para saltar mais no Mundial - disse Fabiana.

A outra brasileira na disputa, Karla da Silva, não conseguiu passar dos 4,30m e acabou em sétimo entre as dez participantes da prova. No momento chave da disputa, Fabiana Murer chegou a tentar passar pelos 4,85m (sua melhor marca da carreira), mas errou as três tentativas. No entanto, se mostrou positiva em melhor seu recorde pessoal.

- Venho fazendo bons treinos, melhorando minha técnica para saltar mais alto. Me vejo sim em condições de saltar 4,90m - contou.

Neste ano, Murer teve um começo de temporada positivo até o Pan. Começou com o Troféu Brasil, em maio, saltando 4,65m. Na sequência, conseguiu 4,72m e 4,80m em etapas da Diamond League. Ocupa, até o momento, a quarta posição no ranking da prova na temporada.

- Foi uma competição bonito. Conseguiram ver uma prova bonita, nível altíssimo. Não precisa ir ao Mundial para ver uma prova tão competitiva. Em Guadalajara eu sai feliz pela competição e hoje sai mais contente pelo meu salto e minha técnica. Estou me sentindo muito bem e acreditando que é possível saltar mais alto.

A líder era a grega Nikoleta Kyriakopoulou, com 4,83m - marca ultrapassada pela cubana Yarisley Silva nesta quinta. Bronze em Toronto, a americana Jennifer Suhr agora é a terceira colocada, com 4,82m e 4,81m em 2015. A próxima parada de Fabiana Murer será em uma disputa em Estocolmo, na Suécia. Depois, encara a principal competição da temporada: o Mundial de Atletismo de Pequim, na China.

Julião é prata no lançamento de disco; Luiz Alberto bronze no decatlo

Se a prata de Fabiana Murer teve sabor um pouco amargo, o mesmo não ocorreu com o segundo lugar conquistado por Ronald Julião no lançamento do disco. Em sua última tentativa, o brasileiro alcançou 64,65m - sua melhor marca na temporada -, e vibrou bastante com o lugar no pódio. O ouro foi para o jamaicano Fedrick Dacres (64,80m) e o bronze ficou com o americano Russ Winger (62,64m).

A terceira medalha do Brasil no atletismo nesta quinta-feira veio no decatlo. Luiz Alberto de Araújo conseguiu somar sua melhor pontuação na temporada, com 8.179, e ficou com o bronze. Além disso alcançou índice olímpico e mundial. Para delírio da torcida, o ouro foi conquistado pelo canadense Damian Warner, que quebrou o recorde pan-americano com 8.659 pontos. Prata para Kurt Felix, de Granada (8.269 pontos). O outro brasileiro na disputa, Felipe dos Santos conseguiu expressivos 8.019 pontos, melhor marca da carreira, e terminou na quarta colocação.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: