19 julho 2015

Pan-Americano 2015: Brasil vence a República Dominicana e chega ás semi-finais, após vitória dos Estados Unidos

Dentro de quadra, a tarefa foi fácil. A seleção feminina de basquete não teve dificuldade alguma para derrotar a República Dominicana, "saco de pancadas" do Grupo A, por 73 a 54, neste sábado, pela última rodada da fase classificatória dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. A classificação da equipe verde-amarela para as semifinais ainda dependia do resultado de Estados Unidos x Porto Rico. No fim da noite, as americanas derrotaram as portorriquenhas por 93 a 77, confirmaram o primeiro lugar da chave e, de quebra, também o Brasil como segundo.

Neste domingo, às 19h (de Brasília), a seleção encara o Canadá, tentando uma vitória para chegar à decisão do Pan de Toronto. O time da casa derrotou Cuba, por 71 a 68, e terminou em primeiro lugar no Grupo B. No mesmo dia, EUA e Cuba se enfrentam, mais cedo, na outra semifinal, às 14h30.

O JOGO

O histórico das rivais deste sábado não era bom. Número 37 do ranking da Fiba, a República Dominicana já havia perdido por 94 a 55 para os Estados Unidos e por 76 a 54 para Porto Rico nestes Jogos Pan-Americanos. Por isso, o Brasil não esperava ter muita dificuldade.

As meninas começaram calibradas da linha dos três. Tainá Paixão e Isabela Macedo não desperdiçaram as chances que tiveram e anotaram os primeiros pontos da seleção: 6 a 2. Sugeiry Monsac devolveu na mesma moeda, mas as dominicanas cometiam muitos erros na defesa e também no ataque. Com isso, o time do técnico Zanon foi abrindo diferença aos poucos. Nos segundos finais, Tainá conseguiu uma jogada de três pontos ao conseguir a cesta de dois e sofrer a falta. Não fossem os dois pontos de Genesis Martinez no estouro do cronômetro, a vantagem brasileira seria ainda maior ao fim do primeiro quarto: 24 x 10.

A seleção não diminuiu o ritmo no quarto seguinte. Liderada por Jaqueline de Paula, que ao fim do período somava 11 pontos e aparecia como cestinha da partida, o Brasil continuou na frente e abrindo a distância. Isabela não perdia as chances no contra-ataque e, com 9 pontos, também fazia a diferença no placar. Se o primeiro quarto terminou com 14 pontos de vantagem para o time verde e amarelo, o segundo levou as brasileiras para o intervalo com quase o dobro na frente: 43 x 22.

A conversa nos vestiários deve ter animado as dominicanas, que voltaram melhor do intervalo. Elas até venceram o terceiro quarto (17 a 15), lideradas por Monsac. Mas, assim como no início do jogo, as brasileiras estavam com a mira calibrada da linha dos 3 pontos. Jaqueline, por duas vezes, chutou de fora e acertou. Quem também contribuiu bastante no período foi Gilmara Justino, com um bom trabalho dentro do garrafão. A diferença continuou grande: 58 x 39.

No último quarto, o técnico Zanon aproveitou para dar mais minutos de quadra para as reservas. O Brasil diminuiu o ritmo, mas não passou qualquer susto. E venceu por 73 a 54. Jaqueline e Gilmara foram as cestinhas brasileiras da partida com 17 pontos. Por Porto Rico, Sugeiry também fez 17 pontos.

CAMPANHA DO BRASIL NOS JOGOS PAN-AMERICANOS

1ª Fase - Grupo A:

Brasil 69 x 75 Estados Unidos

Brasil 62 x 57 Porto Rico

Brasil 73 x 54 República Dominicana

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: