21 julho 2015

Pan-Americano 2015: Brasil vence os EUA nos penâltis no hóquei de grama e garante vaga para as Olimpíadas do Rio no ano que vem

Yes, we can! O esporte é minúsculo no Brasil, mas o tamanho do sonho dos meninos do hóquei sobre a grama era gigante. Fora da elite da modalidade, eles começaram há dois anos a busca por uma inédita vaga para as Olimpíadas. Superaram o preconceito dos rivais, até da família, treinaram fora do país e nesta terça-feira fizeram história. Ao vencer os EUA nos pênaltis após o empate em 1 a 1, pelas quartas de final do torneio no Canadá, o Brasil não só segue na briga por medalhas como conquistou o direito de disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano que vem.

Será a primeira vez que o país terá um time da modalidade disputando as Olimpíadas. Após o apito final no campo da Universidade de Toronto, os jogadores não contiveram a emoção. Choraram, se abraçaram e festejaram muito a vaga que tanto buscaram e pela qual sacrificaram o trabalho e o estudo.

O Brasil é apenas o número 33 do mundo no hóquei sobre a grama e nunca conseguiu resultados expressivos internacionalmente. No Pan do Rio 2007, o único que havia disputado até então, perdeu todos os jogos e terminou em último lugar. Nunca disputou uma Copa do Mundo e a melhor colocação em um Campeonato Sul-Americano foi o terceiro lugar em 2013.

Borges faz gol e faustino salva nos pênaltis

O jogo começou com os EUA assustando. Aos dois minutos, Holt bateu cruzado e Faustino defendeu. Na sequência, o Brasil cometeu uma infração e quase levou o primeiro gol em escanteio curto dos americanos. Aos seis minutos, o Brasil quase fez seu primeiro gol com Stéphane em outro escanteio curto, mas o goleiro americano salvou. No restante do primeiro período as equipes trocaram passes e não chegaram com perigo.

O segundo período foi mais do Brasil. A seleção chegou bem com Lucas Paixão e Stéphane, mas não conseguiu os gols. Aos oito minutos, Bruno Sousa salvou o Brasil debaixo da trave em chute de Orozco. Um minuto depois, os EUA tiveram um gol anulado por irregularidade na área do Brasil e o segundo período manteve o 0 a 0 no placar.

A terceira etapa teve início com pressão brasileira em busca do gol da vitória. Aos três minutos, a seleção saiu na frente com Matheus Borges. Em escanteio curto, ele recebeu de Bruno Sousa e finalizou para vencer o goleiro Rea: 1 a 0 para o Brasil. Foi o terceiro gol de Borges no Pan e o mais importante até agora na competição. No quarto e último período, os EUA assustaram aos 10 minutos, mas Faustino tirou novamente em cima da linha. Aos 56 minutos, os EUA empataram com Sundeen. Após lançamento da ponta, ele escorou dentro da área: 1 a 1. Sem outros gols, a decisão foi para os pênaltis. O goleiro Faustino brilhou com defesas, Yuri marcou, Bruno Sousa também, Patrick perdeu sua chance, mas o goleiro salvou de novo e o Brasil vai ao Rio.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: