16 julho 2015

Pan-Americano 2015: Brasil perde para os EUA na final, e conquista a medalha de prata no polo aquático masculino

Um jogo muito equilibrado. Assim pode ser resumido a disputa pela medalha de ouro no polo aquático nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. À frente no placar desde o início, os Estados Unidos levaram a melhor e venceram o Brasil por 11 a 9, na noite desta quarta-feira, e ficaram com a medalha dourada. Com a prata, os brasileiros seguem com os mais de 50 anos de jejum sem conquistar o título do polo aquático masculinos nos Jogos Pan-Americanos.

No início do quarto período, quando a seleção buscava a reação, o jogador de centro Josip Vrlic, um dos melhores do time, foi expulso da partida por levar a terceira punição de 20s. O lance foi polêmico, já que o Brasil estava no ataque e próxima de anotar um gol. Antes, Ives Alonso já tinha sido excluído, o que fez com que o time jogasse os últimos cinco minutos sem nenhum jogador da posição de centro. Apesar do lance, o técnico da seleção, o croata Ratko Rudic, não quis culpar os árbitros.

– Não podemos culpar a arbitragem. O jogo foi equilibrado, o Brasil errou em muitos detalhes, mas a falha foi nossa. Os americanos mostraram um maior trabalho na piscina, mais movimento e estiveram mais tranquilos. Foi uma vitória merecida – disse o técnico.

Capitão da seleção brasileira, Felipe Perrone lamentou a exclusão dos dois centros do Brasil, Ives Alonso, e Josip Vrlic.

– Lutamos até o fim, mostramos que podemos jogar de igual para igual com eles. A gente teve uma defesa agressiva, mas a expulsão do Vrlic mudou tudo. Ele é fundamental, mas ficamos sem os dois pivôs no fim, isso atrapalhou – disse.
Ádria Gonzalez, um dos destaques do país, saiu lamentando o resultado. Segundo o jogador, o Brasil não pode colocar a culpa da derrota na arbitragem.

– Difícil analisar o jogo agora. A gente sabia que seria um jogo assim. Logo no início eles já tiveram três contra-ataques. A arbitragem não interferiu em nada, não podemos culpá-los. Nosso estilo é muito duro, sempre marcando pressão – disse o jogador.

Com o peso de encerrar o jejum de mais de meio século sem medalha de ouro no polo aquático - a última conquista havia sido no Pan de 1963 em São Paulo -, o Brasil entrou em quadra disposto a derrotar o favoritismo americano. Porém, com uma tática agressiva e de forte marcação, os brasileiros acabaram sofrendo com as inúmeras exclusões durante a partida. Bem postados e equilibrados, os americanos aproveitaram a fragilidade brasileira sempre que estava com um homem a menos, derrotaram o Brasil e levaram mais uma medalha de ouro para o polo aquático americano. Bronze nos Jogos de Guadalajara em 2011, o Brasil fica com a prata em 2015.

O JOGO

Os Estados Unidos não deixaram o Brasil respirar no início do jogo. Com uma defesa forte e agressiva, mas não faltosa, conseguiu neutralizar o ataque brasileiro, que terminou o primeiro quarto zerado. Os Estados Unidos marcaram um gol nos primeiros segundos e depois mantiveram o placar.

No segundo quarto, as defesas pareciam um pouco cansadas. Os americanos desgarravam-se do placar, o Brasil encostava, mas não conseguia empatar. A seleção brasileira marcou com Bernardo Gomes (2), Ádria, Paulo Salemi e Felipe Perrone. A distância ficou em dois gols, pois os americanos fizeram com Bret Bonani quando faltavam 22 segundos, em uma desatenção dos jogadores brasileiros.

No terceiro quarto, a tônica seguiu a mesma. Os americanos mantiveram a distância em um ou dois gols. O Brasil anotou dois gols de cobertura, com Perrone e Paulo Salemi, mas os americanos aproveitaram muito bem quando ficaram com um homem a mais no ataque. Ao término do terceiro período, 10 a 8 para os EUA.

A seleção brasileira jogou de forma muito agressiva e, muitas vezes, acabou sofrendo com a punição dos árbitros. Quando um jogador comete uma falta grave, o árbitro o exclui por 20 segundos. Punido diversas vezes, o Brasil sofreu com e os Yankees aproveitaram a situação.

Com grande atuação do goleiro Moses no último quarto, os americanos aproveitaram os erros de passes e as falhas na defesa brasileira e fecharam a partida em 11 a 9.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: