14 julho 2015

Pan-Americano 2015: Brasil conquista a medalha de bronze no polo aquático feminino ao derrotar Cuba

Pela primeira vez na história com as jogadoras focadas apenas no polo aquático, a seleção brasileira conquistou o bronze nos Jogos Pan-Americanos, repetindo o resultado dos Pans de 1999, 2003 e 2011. O time derrotou Cuba nesta terça-feira por 9 a 6, garantiu um lugar no pódio, mas não saiu tão feliz da piscina, já que uma grande possibilidade de ir para a final dois desperdiçada ainda na primeira fase, quando o time ficou a um gol de avançar em primeiro. Mas, o objetivo do pódio foi atingido após uma mudança importante nos treinos. Pela primeira vez na história, o time é formada por jogadoras que se dedicam integralmente ao polo aquático. Isso foi um pedido do técnico canadense Pat Oaten, que chegou para comandar o time em 2013:

- Desde o mês de maio até as Olimpíadas, elas são 100% da seleção, não dá para pensar em 2016 se não fizer isso. Quem estuda ou trabalho tem que parar, é um pedido do técnico e nosso também. Esse é o preço - disse Paulo Rogério, coordenador de seleções da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Para isso, a entidade está pagando um salário para as jogadoras, que também recebem o Bolsa Atleta do governo federal. A goleira Tess Oliveira, que chegou a abandonar o esporte após o último ciclo olímpico, trabalha com marketing esportivo. Em Toronto, conquistou seu terceiro bronze na carreira. Ela explica a nova rotina:

-Vou deixar o trabalho um pouco de lado, mas ainda vou fazer algumas coisas do computador de casa. Mas o objetivo é a seleção, o foco é total no polo - admitiu.

A capitã do time Marina Zablith vai seguir no trabalho, já que este tem tudo a ver com o polo aquático. Ela trabalha como técnica do clube que defende, o Pinheiros:

- O meu caso é meio diferente, uma coisas completa a outra. Mas não vou abrir mão de nenhum treino por causa do meu trabalho. As Olimpíadas estão chegando - disse.

Outras quatro jogadoras - Izabella Chiappini, Gabriela Mantelatto, Victória Chamorro e Viviane Bahia largaram as faculdades que faziam nos Estados Unidos e voltaram ao Brasil.
O próximo passo da seleção brasileira no caminho para as Olimpíadas de 2016 é a participação no Campeonato Mundial, no fim do mês, na Rússia.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: