13 julho 2015

Pan-Americano 2015: Brasil conquista a medalha de prata na Patinação Artística Feminina

No aquecimento, Talitha Haas caiu duas vezes. Saiu da pista. Foi conversar com membros de sua equipe. Parecia receosa. Mas foi só seu nome soar nos alto-falantes do Exhibition Centre para os brasileiros presentes irem à loucura. E a tranquilidade parece aos poucos ter tomado conta da gaúcha, que fez uma belíssima apresentação. Só não foi o suficiente para superar a campeã mundial Giselle Soler que, mesmo caindo, recebeu notas altas (519.70 no total) e ficou com o ouro, neste domingo, em Toronto, no Canadá. A gaúcha de 20 anos, que fez 498.30 pontos, saiu com sua primeira medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos na carreira. Em Guadalajara 2011, foi bronze. A chilena Marisol Villarroel ficou em terceiro lugar com 479,70

- Todo o esforço e dedicação até aqui valeu muito a pena. Patino desde os sete anos e nunca pensei que estaria em um campeonato como esse. Essa medalha representa todo esse esforço. - Eu vi que minhas notas foram bem perto das dela, se eu tivesse melhorado um pouco as finalizações de salto, talvez no longo eu conseguisse ficar na frente, mas no curto tive uma distância maior. Mas estou muito feliz - disse Talitha, bastante satisfeita com o resultado e acrescentando que seu próximo desafio é o Campeonato Mundial da modalidade, em Cali, na Colômbia, no mês de setembro.

O fator sorte parecia favorecer Talitha. Logo no início de sua apresentação, Giselle Soler tomou um susto. A música parou de repente no ginásio, voltou e teve outra pausa. Ela reclamou com os jurados e, depois, retomou a performance sem interrupções. O incidente mexeu um pouco com a hermana que, no sábado, venceu a rotina curta. Ela sofreu uma queda e foi penalizada. Na verdade, ela se desequilibrou mais de uma vez, e os jurados tiraram 0.2 de cada nota recebida pela hermana. Mesmo assim, demonstrou muita técnica e agradou.

- Não se espera cair em algo como um salto, que se treina tanto, mas vou continuar praticando e tentando melhorar ainda mais. Estou muito feliz, muito contente porque é uma experiência única estar no Pan e conquistar uma medalha. Treino sempre buscando o ouro - comentou a argentina, muito sorridente.

Talitha também teve um susto, mas no aquecimento. Na hora da apresentação, também encantou. Logo no início, a brasileira levou o público ao delírio com um belo giro. Depois, em uma aterrissagem, se esforçou para não sair da posição, mas os fãs nas arquibancadas, muitos compatriotas, inclusive, gostavam do que viam.

A apresentação da gaúcha era consistente, a música animada de origem espanhola empolgava e ela se arriscou bastante em determinados momentos, com bonitas rotações sem perder a postura. Saiu aplaudida e comemorando demais. Os jurados também gostaram do que viram e deram a ela a prata. A nota final é um somatório das notas dadas neste domingo, na rotina longa, que valem 75%, com as notas da rotina curta, competição realizada no sábado, que valem 25%.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: