13 julho 2015

Pan-Americano 2015: Marcel Stürmer, conquista o tetracampeonato pan-americano na patinação artística masculina

Ouro em Santo Domingo 2003. Ouro no Rio de Janeiro 2007. Ouro em Gualajara 2011. E agora, ouro também em Toronto 2015. Com uma excelente performance no Exhibition Centre (EXC), o patinador Marcel Stürmer, de 29 anos, se tornou o único brasileiro com quatro títulos nos Jogos Pan-Americanos. Ele chegou à sua quarta conquista neste domingo ao vencer a rotina longa com um verdadeiro show na quadra. Sua nota foi 134.20. No sábado, já havia tido a melhor performance na rotina curta, levando 133.40. No somatório, ficou com 536.00, no topo do pódio. John Burchfield, dos Estados Unidos, levou a prata. O colombiano Diego Duque foi o terceiro.

Agora é a hora de Marcel dar adeus à competição que tanto lhe proporcionou alegrias. Fim da carreira? Ele faz mistério, mas o certo é que os Jogos em Toronto foram sua última participação neste campeonato.

- É indescritível. Quando comecei a patinar com seis anos no país do futebol, nunca imaginei que eu ia sequer chegar ao Pan, quanto mais ganhar um e nunca cogitei bater um recorde para o meu país. "Let it Be" tem tudo a ver comigo, é deixar acontecer dentro da quadra. Tive quatro minutos para mostrar o que venho fazendo a minha vida toda, não só os últimos quatro anos. Eternamente, vou ser o primeiro brasileiro que ganhou quatro ouros no Pan. Não sei quanto à carreira, mas é com certeza meu último Pan, principalmente pelo recorde, quero parar com ele.

Em sua rotina de 4m10s, que vale 75% da pontuação do patinador, Marcel se apresentou ao som dos Beatles. Foi uma belíssima combinação de músicas dos britânicos, usada por ele pela primeira vez na carreira. No sábado, na rotina curta, sua performance teve como base a série de cinema "Jogos Vorazes", estrelada pela atriz Jennifer Lawrence.

O público aplaudiu demais o patinador brasileiro. Ele abusou da técnica. As músicas casavam bem com a coreografia. Ao som de "Eleanor Rigby", acelerou o compasso, mas o ponto alto mesmo foram "All You Need is Love" e "Let it Be", onde Marcel conseguiu seus giros mais completos. No fim da apresentação, parecia já saber o que viria. Cumprimentou os quatro cantos do ginásio, abriu as mãos, comemorou e foi ovacionado.

Na arquibancada, uma bandeira do Brasil hasteada mostrava o apoio de compatriotas presentes no ginásio, inclusive seus pais, Jackson e Cleonice, que vibraram demais com o esportista depois da prova.

- É felicidade pura, a gente esperava isso porque ele treinou muito, se dedicou muito e abdicou de muitas coisas para chegar onde chegou hoje. É só alegria. Eu acho que é o momento certo (de parar no Pan). Vai sair por cima, está fazendo história no Brasil. Nada melhor que se retirar por cima, não deixar cair - disse o pai de Marcel.

Além de Marcel, os velejadores Ricardo Winick, o Bimba, e Robert Scheidt, também buscam sua quarta medalha dourada. Fora os quatro ouros em Jogos Pan-Americanos, o brasileiro também foi ouro nos Jogos Sul-americanos de Buenos Aires 2006, prata no mesmo torneio em Medellín 2010, e campeão dos Jogos Mundiais (2013) e duas vezes vice em 2011 e 2012.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: