14 junho 2015

Mundial Sub-20 2015: Brasil vence Portugal nos pênaltis e avança a semifinal da competição

Pouco mais de 48 horas depois de massacrar o Uruguai, mas só garantir a classificação nos pênaltis, o Brasil viveu o outro lado neste sábado, no estádio Waikato, em Hamilton. Sentiu o cansaço, tomou pressão de Portugal, viu o adversário perder várias chances claras de gol, mas conseguiu levar o jogo para os pênaltis. E venceu: 3 a 1, assegurando vaga nas semifinais do Mundial Sub-20.

A má pontaria portuguesa fez a diferença. Além das chances desperdiçadas no tempo normal, principalmente na etapa final, e na prorrogação, os lusos perderam três pênaltis: Guzzo, que é brasileiro, errou uma cavadinha, defendida por Jean, e André Silva e Nuno chutaram para fora. Pelo Brasil, Andreas, Danilo e Gabriel Jesus converteram, enquanto Lucão errou sua cobrança.

Nas semifinais, a seleção vai enfrentar o vencedor do duelo entre Uzbequistão e Senegal. O duelo acontece na próxima quarta-feira, à 1h (de Brasília), em Christchurch. Resta saber como estará a condição física do Brasil após disputar duas prorrogações.

Sufoco no tempo normal

O Brasil sentiu falta de Judivan. Sem o atacante do Cruzeiro, que sofreu lesão no joelho esquerdo e está fora do Mundial Sub-20, a seleção não conseguia prender a bola no ataque. Jean Carlos, seu substituto, ganhou poucas jogadas e não possibilitou o desafogo. Como resultado, a equipe não conseguia ter força ofensiva.

Na defesa, o início foi preocupante, com o centroavante português, André Silva, ganhando a maioria das jogadas pelo alto e perdendo boas chances na área. Com o tempo, a zaga se acertou, mas a saída limpa de jogo era rara.

Micale, então, tentou mudar a formação da equipe. Tirou Jean Carlos e colocou Andreas, utilizando uma formação treinada anteriormente, sem um atacante de referência. Os jogadores, porém, não se entenderam. O time não conseguia criar jogadas e mal superava a última linha defensiva portuguesa.

Mais feliz foi Hélio Sousa, o técnico lusitano. Ao tirar o volante Estrela e colocar o atacante Nuno Santos, deixou seu time mais ofensivo, explorando as jogadas laterais. O Brasil, exausto, não conseguiu mais jogar: mal trocava passes e era bombardeado com lançamentos na área.

Ainda assim, a seleção conseguiu se segurar. Virou um pouco o que o Uruguai foi nas oitavas: tentou levar para os pênaltis. Cresceu um pouco na prorrogação e teve um pênalti em Gabriel Jesus não marcado pelo árbitro, que já havia anulado um gol de Danilo no primeiro tempo, marcando falta de Lucão em escanteio. Portugal também cansou. Os pênaltis foram inevitáveis, e a seleção canarinho se saiu melhor.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: