15 junho 2015

Copa América 2015: Brasil vence o Peru na estreia das equipes na competição,com um gol e uma assistência de Neymar

Sejamos sinceros. Não ganhar do Peru na estreia na Copa América seria muito baixo astral. O jogo do Brasil não foi dos melhores neste domingo, mas bastou ter Neymar em campo para vencer. Em Temuco, no Chile, a Seleção passou sufoco, mas triunfou. Com um gol e uma assistência para Douglas Costa, o camisa 10 decidiu e decretou o placar de 2 a 1, de virada. Cueva marcou para os peruanos. A partida foi assistida por 16.342 torcedores, que durante todo o jogo apoiaram a equipe liderada por Paolo Guerrero.

O aproveitamento de 100% de Dunga nesta segunda passagem continua. Agora, são 11 vitórias em 11 partidas. De positivo, Neymar. O craque foi bem, especialmente no primeiro tempo, caiu no segundo, mas outra vez carregou o time. Chegou a 44 gols em 64 jogos com a camisa da Seleção. Ultrapassa Jairzinho e Rivellino e vira o quinto maior goleador do Brasil. Romário, com 56, é o próximo alvo.

O Brasil fica com três pontos, assim como a Venezuela, que surpreendeu e venceu a Colômbia. Peruanos e colombianos ficam sem pontos do Grupo C. Os colombianos serão os próximos adversários dos brasileiros, quarta-feira, às 21h (de Brasília), no estádio Monumental de Santiago. Na quinta, Peru e Venezuela jogarão em Valparaíso, às 20h30.

O que é isso?!

Fácil demais para Cueva aproveitar falha feia de David Luiz e Jefferson e marcar o gol do Peru logo de cara, aos dois minutos de partida. Incrivelmente fácil para Neymar subir sozinho na pequena área e empatar de cabeça, um pouquinho depois, aos quatro, após lindo cruzamento de Daniel Alves. Foi bacana o primeiro tempo de Brasil e Peru, com as duas seleções empolgadas e atrás do gol. Mas também foi meio maluco, com espaço demais dos dois lados, muita discussão e aquele clima bem sul-americano de jogar e reclamar.

É um Brasil bem diferente daquele que se viu na Copa do Mundo, mais organizado e veloz, mas que ainda depende muito de Neymar. O camisa 10 fez um tour pelo campo na tentativa de conduzir a Seleção. Começou pela esquerda, passou pelo meio, acabou na direita e depois voltou ao outro lado. Tentou sair sempre em velocidade, tabelou, rabiscou e deu chapéu. Foram dois em Advíncula no mesmo lance. Só para o peruano não esquecer. Mas Neymar reclamou demais da arbitragem de Roberto García e tomou cartão amarelo.

Miranda e David Luiz também vão lembrar por um tempo de Paolo Guerrero. O atacante, ex-Corinthians e agora do Flamengo, é um daqueles sujeitos chatos. Deu trabalho aos zagueiros brasileiros, trombou, chegou duro e perturbou. Também acabou punido com amarelo pela arbitragem.

O jogo teve outros destaques. No campo e fora dele. Pelo Brasil, Daniel Alves, Elias e Fred apareceram bem. No Peru, Farfán e Cueva foram perigosos também. Nas cadeiras do estádio Germán Becker, mais peruanos do que brasileiros – mais maioria chilena. E o “7 a 1” de quase um ano atrás ecoou com sotaque espanhol.

Jogo travado, e Neymar decisivo

Neymar e um marcador na frente da área. Corte seco para a direita e chute firme. No travessão. Vai ficar ali a marca do craque. Foi por pouco que ele não fez o segundo dele e do Brasil logo no princípio da etapa final. O camisa 10 teve muito menos espaço na volta do intervalo. Os peruanos também tiveram marcação mais justa. E o marasmo se instalou na fria noite de Temuco.

Dunga lançou Douglas Costa no lugar de Tardelli na metade do primeiro tempo, e Neymar virou o homem mais avançado do Brasil. A dificuldade na criação não passou, e a torcida chegou a gritar “olé” no toque de bola peruano, inclusive os chilenos. Depois veio Roberto Firmino no lugar de Fred, e o alagoano pouco tocou na bola. Douglas Costa perdeu ótima chance de virar a partida em contra-ataque puxado por Neymar. Não teve coragem de chutar na frente do goleiro. Na segunda chance, porém, o meia-atacante aproveitou. Jogada toda do astro do Barça, passe preciso, gol e vitória do Brasil. Começou a Copa América. E que bom que a Seleção tem Neymar.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: