06 junho 2008

Pequim: zoológico tem "pandas olímpicos"

Escolhidos por internautas, oito "pandas olímpicos" chegaram nesta quinta-feira ao Jardim Zoológico de Pequim para incentivar os Jogos. A estréia dos animais em risco de extermínio teve uma cerimônia especial.

» Fotos dos "pandas olímpicos" no TERRA

Visitantes entusiasmados fizeram filas para comprar entradas no local dos pandas e tiraram fotos do lado de fora da nova grande janela de vidro, cujo interior é um ambiente caseiro com árvores de brinquedo, mural e piscina. Os pandas moram em três cercados com uma temperatura constante, similar ao seu habitat natural.

"São amáveis! Já tinhamos visto um, mas nunca tantos juntos", disse o turista norte-americano, Terry Swingler. Os filhotes de dois anos viajaram de avião desde a província de Sichuan, atingida pelo terremoto, e devem atrair 6 milhões de turistas domésticos e estrangeiros durante sua exposição de seis meses na capital chinesa.

Os pandas foram selecionados por internautas entre 16 candidatos no Centro de Pesquisa e Proteção de Pandas Gigantes da China em Wolong, a apenas 30km do epicentro do terremoto devastador de 12 de maio.

Especialistas do centro disseram que os pandas recuperaram do estado nervoso causado pelo sismo e estão todos em boas condições. "Sempre os tocamos de leve e falamos com eles no dialeto de Sichuan e mantemos contato visual com eles para que se adaptem mais facilmente à nova residência", disse Wu Daifu, um dos zeladores do centro que acompanharam os pandas até Pequim.

Nenhum comentário: