14 maio 2017

Liga Europa 2016/17: Lyon vence, mas está eliminado da competição

Uma partida tensa até o último minuto. Mesmo com a vantagem do primeiro duelo, o Ajax perdeu para o Lyon por 3 a 1 na França, mas conquistou a vaga para a final da Liga Europa, contra o Manchester United, em Estocolmo, no dia 24 de maio. Os holandeses até foram melhores no primeiro tempo, abrindo o placar com Dolberg, mas Lacazette fez duas vezes em dois minutos nos acréscimos da etapa inicial. No retorno do intervalo, o Lyon criou algumas oportunidades, mas só conseguiu colocar fogo de vez no jogo com o gol de Ghezzal, aos 35. No fim, Viergever ainda foi expulso, e Cornet perdeu a bola que levaria o confronto para a prorrogação.

Primeiro tempo

Olhando os primeiros momentos do duelo, parecia que era o Ajax que precisava de três gols para ir à final. Antes mesmo dos 15 minutos, Younes e Traoré tiveram chances claras. Em outra oportunidade, a bola caiu nos pés de Dolberg, que não perdoou e abriu a vantagem em quatro tentos. Os holandeses, então, procuravam se fechar para sair em contra-ataque. A estratégia funcionou, até o erro de De Ligt, que fez falta em Lacazette dentro da área. O artilheiro empatou a partida em cobrança segura de pênalti. Um minuto depois, o defensor voltou a falhar, e Tolisso serviu o camisa 10 em seu segundo tento. O Lyon ia para o vestiário confiante com sua torcida incendiada.

SEGUNDO TEMPO

Com o momento todo em seu favor, o Lyon se mandou para o ataque, mas pecava nas finalizações, enquanto o Ajax se prendia a sua estratégia de contra-ataque. E a primeira chance dos franceses na etapa final foi novamente em falha de De Ligt – mas dessa vez junto com seu parceiro de zaga Sánchez –, desperdiçada por Fekir. Os holandeses poderiam ter matado a partida com Van de Beek, mas a bola parou no travessão. Dois minutos depois, Ghezzal completou o cruzamento de Rybus para colocar fogo de vez no confronto. O lateral Viergever, dos visitantes, ainda foi expulso, dando ainda mais ânimo para a torcida francesa. A partir daí, Fekir, Lacazette e Cornet desperdiçaram chances para estender o sonho do Lyon por, pelo menos, mais 30 minutos.

A grande decisão da Liga Europa será no dia 24 de maio, em Estocolmo, na Suécia. Neste mesmo dia, em 1995, o Ajax conquistava seu último título continental, a Liga dos Campeões da Europa. Naquele ano, os holandeses bateram o Milan por 1 a 0 em Viena, na Áustria. Lembrando que o vencedor garante vaga na Liga da próxima temporada.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: