09 março 2017

Copa Bridgestone Libertadores 2017: Grêmio estreia com vitória, fora de casa, na competição

Em sua 17ª participação na Libertadores, o Grêmio sabe bem que o caminho tortuoso rumo ao título implica, sobretudo, efetividade. Na noite desta quinta-feira, o Tricolor sequer precisou ser brilhante para estrear com vitória em sua saga em busca do Tri da América. Repleta de desfalques de peso, a equipe de Renato Gaúcho jogou para o gasto e bateu o Zamora por 2 a 0, no Estádio La Carolina, em Barinas, para largar com pé direito na competição continental. Léo Moura, no primeiro tempo, e Luan, de pênalti, no início do segundo tempo, anotaram os gols que deram ao Tricolor a liderança do Grupo 8.

Com a vitória por 2 a 0, o Grêmio assume a liderança do Grupo 8, com os mesmos três pontos do Guarani-PAR. O Tricolor leva vantagem no saldo de gols – 2 a 1. O Zamora, consequentemente, é o lanterna da chave.

PRIMEIRO TEMPO

As arquibandas até estavam vazias, longe dos caldeirões típicos de Libertadores América afora, mas o Zamora logo fez valer o fator local. Os venezuelanos exploraram o lado esquerdo de defesa do Grêmio e aproveitaram a desorganização gremista para pressionar bastante nos 15 minutos iniciais. Uribe, Clarke e Faría desperdiçaram chances que fizeram falta. E como. O Tricolor logo se encontrou em campo e passou a dominar a partida – salvo escapadas do rival, sempre com perigo no setor de Marcelo Oliveira. Aos 15, Michel perdeu grande chance ao isolar na cara do gol. Depois, Bolaños limpou a marcação dentro da área e obrigou Salazar a fazer grande defesa. O tento saiu já aos 45, no toque de bola: Léo Moura saiu na cara do gol e estufou as redes.

SEGUNDO TEMPO

O Grêmio voltou para o segundo tempo com moral e logo fez o segundo gol. Aos 4, Pedro Rocha cruzou para Ramiro, que foi derrubado dentro da área. O árbitro assinalou pênalti, convertido com categoria por Luan. A partir daí, o Tricolor arrefeceu seu ímpeto dentro de campo e correu riscos contra um Zamora obstinado a empatar. Ramiro chegou a salvar em cima da linha para garantir o triunfo por 2 a 0.

O Grêmio já havia suportado a pressão inicial e controlava o jogo, salvo alguns sustos. Só faltava o gol, que veio na base do talento e da experiência, já aos 45 do segundo tempo. De pé em pé, Luan acionou Pedro Rocha na entrada da área. E o camisa 9 "pifou" Léo Moura. Dentro da área, o "velhinho" de 38 anos girou como um típico centroavante para emendar um chute forte, sem chances para Salazar.

O tento aos 45 do primeiro tempo fez o Grêmio voltar do intervalo com moral de sobra, logo convertida em gol. Logo aos 4, Pedro Rocha escapou pela esquerda e cruzou para Ramiro. Dentro da área, o volante foi empurrado por Ovalle, em lance infantil. Pênalti! Na cobrança, Luan esbanjou frieza para deslocar o goleiro e ampliar a vantagem gremista, com seu primeiro gol em 2017.

Com o 2 a 0 no placar, o Tricolor reduziu bastante seu ritmo na partida. E passou a sofrer com a pressão do Zamora, em especial diante dos desfalques de Edílson, Pedro Geromel, Maicon e Douglas. Aos 19, Ramiro teve de salvar em cima da linha, após cobrança de escanteio. Depois, aos 32, Rafael Thyere foi providencial para evitar gol de Gallardo.

O Grêmio só volta a campo pela Libertadores em abril, no dia 11, quando recebe o Deportes Iquique, do Chile, às 21h45, na Arena, pela 2ª rodada do Grupo 8. Bem antes, o Tricolor foca no Gauchão. A equipe enfrenta o Brasil de Pelotas às 21h45 da próxima quarta-feira, no Bento Freitas, pela 7ª rodada do estadual. O Zamora, por sua vez, vai ao Paraguai enfrentar o Guarani em 12 de abril.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: