03 setembro 2016

Olimpíadas Rio 2016: Como ficarão os esportes olímpicos após o término da competição?

As olimpíadas do Rio de Janeiro, a primeira na América do Sul, se encerraram no domingo (21/08). Eu como telespectador e brasileiro, estava preocupado de como seria a abertura desses jogos olímpicos, pois depois da péssima abertura da Copa do Mundo de 2014, eu achava, assim como acredito que a maioria dos brasileiros, que a abertura das olimpíadas ia ser horrível e seria outro vexame, mas, para a minha surpresa não foi, assim como o encerramento também não foi ruim, apesar de ambos estarem relativamente simples, gostei, pois mostrou realmente o que é o Brasil, o que é o Rio de Janeiro. Eu, assim como todos os brasileiros, torci muito para os atletas brasileiros e fiquei muito contente pela festa realizada por parte do comitê organizador, além de ter achado bem interessante, a iniciativa dos atletas participarem ativamente da abertura depositando cada um uma semente de plantas nativas brasileiras, que futuramente serão plantadas e formarão a Floresta dos Atletas, ficando essa floresta como um legado dos jogos Rio 2016.

Infelizmente, apesar de o país ter atingido um desempenho melhor do que nas olimpíadas de Londres 2012 no quadro de medalhas, no meu ponto de vista, acredito que o país poderia sim ter conquistado mais medalhas, independente da cor, além de apenas 19 medalhas (7 ouros, 6 pratas e 6 bronzes). Pois, acredito que algumas modalidades que no meu modo de ver em outras olimpíadas sempre traziam várias medalhas nessa deixaram a desejar, como por exemplo, judô, apesar ter trazido algumas medalhas entre elas uma de ouro, penso que essa modalidade pelo histórico em olimpíadas, podia sim ter trazido mais medalhas. Outra modalidade que deixou a desejar e tem um histórico muito bom em jogos olímpicos de trazer alguma medalha para o país, mas, que nesse não trouxe nenhuma é a natação. Além de algumas modalidades que se acreditava que tínhamos grandes chances de conquistar medalhas, mas, que infelizmente, não conseguimos como é o caso do vôlei de quadra feminino, futebol feminino, handebol feminino entre outros.

Em compensação, essas olimpíadas trouxeram medalhas em modalidades que até então eram pouco conhecidas, desconhecidas, ou ainda, com pouca tradição em olimpíadas, do público brasileiro, como por exemplo, vela, canoagem, maratona aquática, boxe.

Finalmente nessas olimpíadas, o Brasil conseguiu a tão sonhada medalha de ouro no futebol masculino, conquistando assim, o único título internacional que faltava para o futebol brasileiro.

Por outro lado, infelizmente, o futebol feminino não conseguiu subir ao pódio, e o mais triste de tudo isso é ver que tem gente que mesmo estando em pleno século XXI, apresenta um pensamento “arcaico”, que tem certo preconceito em relação à modalidade. Esse tipo de pensamento me deixa muito triste e revoltado, não sei se é porque de alguma forma, participei da tentativa de desenvolver a modalidade na cidade de Ourinhos, juntamente com um professor, e algumas amigas na época em que estava no ensino médio, ou se é por outro motivo. Para mim o que falta talvez, para que a modalidade se desenvolva no país e assim tenhamos uma seleção que possa brigar de igual para igual, com as demais seleções do mundo são: um maior apoio por parte da imprensa, tanto dos canais abertos como dos fechados e da imprensa escrita, um maior incentivo aos clubes para que eles invistam na modalidade, pois, o que acontece muitas vezes é que os clubes investem uma temporada na modalidade, mas como não há um retorno, chega a temporada seguinte e o clube não mantém, um campeonato estadual e nacional mais forte, com mais clubes, mais patrocínios, assim como o do masculino. Enfim, acredito que isso é um investimento à longo prazo, que precisa de tempo para que a modalidade se desenvolva. E assim, o futebol feminino do país, possa vir a se tornar grande como é em outros países.

Nessas olimpíadas tivemos várias quebras de recordes olímpicos e mundiais, incluindo um realizado por um brasileiro.

Outra coisa que me questiono após o término das olimpíadas é e as modalidades olímpicas que não são “tradicionais” para o povo brasileiro, como ficarão? Será que terão as mesmas estruturas de treinamento/preparação como as modalidades mais tradicionais? Será que terão o mesmo incentivo que as tradicionais? Ou será que depois das olimpíadas tudo que foi investido para a competição irá para o “lixo”? Afinal de contas, daqui a quatro anos teremos outra olimpíada, em Tóquio. Com o fim dessa olimpíada e até Tóquio um novo ciclo olímpico se inicia, e espero que, com um melhor investimento para as modalidades olímpicas. E espero que essas olimpíadas tenham deixado um bom legado para todos os brasileiros, em termos de infraestrutura, segurança e tudo mais. Enfim, acredito que podemos dizer que o Rio, o país, como um todo conseguiu realizar uma grande olimpíada.

Agora é aguardar as paraolimpíadas que ocorrerão a partir do próximo dia 7 de setembro com a abertura. E acredito que o Brasil terá um desempenho bem melhor do que propriamente nas olimpíadas, estou acreditando nisso, pois estou levando em conta as últimas olimpíadas e paraolimpíadas que ocorreram em Londres em 2012 as quais, na época fiz uma postagem aqui mesmo no blog comparando o desempenho do país em ambas as competições, inclusive com os quadros de medalhas, após o término das mesmas.

Uma coisa que me chateia é que a imprensa aparentemente, principalmente as redes de canais abertas, não dão tanto valor para as paraolimpíadas como dão para as olimpíadas, pois, na minha humilde opinião os atletas paraolímpicos realmente mereciam ser valorizados, pois, eles sim, se superaram com todas as dificuldades, limitações que tem para chegar onde chegaram e disputar uma paraolimpíadas. E com toda a certeza estarei na torcida pelos atletas paraolímpicos do país!

Autor: Henrique Soares

Nenhum comentário: