21 maio 2016

Liga Europa 2015/16: Sevilla vence o Liverpool e garante o terceiro título seguido da competição

Sabe-se lá o que aconteceu no vestiário do St. Jakob-Park durante o intervalo de jogo. Unai Emery sempre foi um estudioso do futebol – ao longo dos seus 12 anos de carreira, construiu um perfil mais didático do que o de motivador. Bem, sabe-se lá o que ele disse a seus jogadores depois de um primeiro tempo em que só o Liverpool jogou – e venceu merecidamente com belíssimo gol de Sturridge. Pois o Sevilla voltou destinado a manter a coroa: o empate saiu aos 17 segundos (!), a virada veio aos 19 minutos, e o golpe de misericórdia, aos 25. Os espanhóis viraram para 3 a 1 e são agora tricampeões consecutivos da Liga Europa – um feito inédito e assombroso para quem está longe de ter um orçamento ou a camisa de um gigante do continente.

Tri... e também penta!

Foi também o quinto troféu do Sevilla na Liga Europa, que já havia conquistado em 2005/06 e 2006/07 – além, claro, de 2013/14 e 2014/15. O título, pelo terceiro ano consecutivo, garante também ao clube o direito de disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões. Como terminou em terceiro nesta temporada, atrás de Manchester City e Juventus, acabou seguindo para o mata-mata da Liga Europa, onde se sente muito mais confortável, como diz o histórico. O Liverpool, oitavo no Campeonato Inglês, ficará a ver navios.

Coke, herói inusitado

A taça teve um herói, curiosamente o primeiro a levantá-la. O capitão Coke marcou duas vezes na decisão – os seus dois primeiros gols em 25 jogos na Liga Europa. Primeiro, completou linda jogada de Vitolo com um chute de fora da área no cantinho de Mignolet. Depois, aproveitou um desvio duplo dos próprios jogadores do Liverpool e chutou cruzado, livre. Gameiro, destaque da campanha, com oito gols em nove partidas, havia sido o responsável pelo empate – sem esquecer da ótima participação do lateral-direito brasileiro Mariano, dono de uma assistência.

Mais uma prata

Em sua entrevista pré-jogo, Jürgen Klopp brincou dizendo que já tinha medalhas de prata suficientes guardadas em casa. Terá, no fim das contas, de esperar um pouco mais para voltar a comemorar um título. Ele desperdiçou sua segunda oportunidade numa decisão com o Liverpool, vice também da Copa da Liga Inglesa para o Manchester City, nos pênaltis. Pelo Borussia Dortmund, já foi segundo na Copa da Alemanha (2013/14) e Liga dos Campeões (2012/13), além da Bundesliga, de pontos corridos, nas duas temporadas citadas. Já são cinco finais que acabam com um sorriso amarelo.

Irreconhecível

O Liverpool pode reclamar de dois pênaltis não marcados pelo árbitro Jonas Eriksson - ambos no primeiro tempo, em mãos de Carriço e Krychowiak. Mas a verdade é que não perdeu por isso. O time se desestabilizou por completo na etapa final e só finalizou depois dos 30 minutos, quando já era tarde demais. Entre os brasileiros, Firmino teve atuação apagada e foi substituído por Origi. Coutinho ficou em campo até o fim, mas pouco produziu - enquanto Lucas Leiva não saiu do banco. Os Reds vão disputar apenas competições domésticas em 2016/17 e precisam de uma boa pré-temporada para se livrarem de tamanha instabilidade durante os jogos.

Agora é com o barça

O Sevilla terá pouco tempo para comemorar. No domingo, às 16h30 (de Brasília), entra em campo no Vicente Calderón por outra taça: a Copa do Rei, contra o Barcelona.


Jogadores do Sevilla com o troféu de campeão da liga europa 2015/16.

Parabéns ao Sevilla pela conquista do tricampeonato da Liga Europa na temporada 2015/16!!!!

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: