12 dezembro 2015

Mundial Feminino de Handebol 2015: Brasil vence a França e termina em 1º no grupo

A formação colocada pelo técnico Morten Soubak em quadra para começar o jogo contra a França já dava o recado. As campeãs do mundo viriam com tudo. Usando desde o início o mesmo time que em 2013 começou a final do Mundial contra a Sérvia e entrou para a história com o título, o Brasil se impôs diante das embaladas francesas. Forte na defesa e valente no ataque, o time bateu a França por 21 a 20 na última bola, faltando três segundos, com um verdadeiro golaço de Dara do meio da quadra, enquanto a França estava usando goleiro-linha. Assim, a equipe manteve sua invencibilidade na Dinamarca e terminou em primeiro lugar no Grupo C do torneio.

Com Ana Paula, com mira perfeita no ataque e eleita a melhor do jogo, Babi defendendo praticamente tudo, e Dara, Deonise e Duda afinadas, além de Alê e Fernanda voando, o time brasileiro mostrou que vai brigar forte pelo bicampeonato. Neste domingo, o Brasil encara a Romênia pelas oitavas de final, às 17h30 (de Brasília).

- Mais que frieza, acho que era acreditar. Qualquer uma que arremessasse a última bola ia fazer porque acreditamos até o último segundo. Sabíamos que seria um jogo pegado e sabemos que será assim contra todas as europeias - comentou Dara, autora do gol da vitória, ao SporTV.

o jogo

Morten entrou em quadra com a formação campeã do mundo. Babi no gol, Alê e Fernanda nas pontas, Dara no pivô, Duda e Deonise armando e Ana Paula como central. Nos cinco primeiros minutos, empate em 2 a 2, com gols de Alê e Fernanda. No minuto seguinte, Dara levou dois minutos de suspensão. Em ponte aérea, mesmo com uma jogadora a menos, Ana Paula encontrou Alê para fazer 3 a 2. Atrás, Babi salvou arremesso. No ataque seguinte, Fernanda, por cobertura, fez 4 a 2 aos oito. Alê, em tiro de sete metros, colocou a seleção ainda mais folgada, com 5 a 2. Ao tentar evitar arremesso rival, Ana Paula levou dois minutos de suspensão e Morten Soubak chiou no banco. No sete metros, a França fez com Pineau.

Mesmo com uma jogadora a menos, o Brasil segurou lá atrás com duas defesas seguidas de Babi, aos 12 minutos. Lacrabere diminuiu para 5 a 4 aos 14 minutos. Em bom momento no jogo, as francesas empataram com Dembele. Com o time igualado de novo, o Brasil fez 6 a 5 em jogada individual da central Ana Paula. Aos 18, a seleção novamente ficou dois minutos com uma atleta a menos quando Dara levou a segunda punição. No primeiro ataque, Pineau empatou de novo: 6 a 6. Duda, aproveitando rebote da goleira, marcou 7 a 6. Com 22 minutos, a França perdeu Pineau por dois minutos com a suspensão levada pela armadora. Amandine salvou sete metros de Alê aos 23 com o placar em 8 a 7 para o Brasil. Ana Paula, um minuto depois, não desperdiçou: 9 a 7. Em dois bons ataques, a França igualou em 9 a 9. Nos dois minutos finais, o Brasil voltou a abrir dois gols com Ana Paula: 11 a 9.

Com cinco minutos da segunda etapa, a seleção colocou frente de 13 a 10 com Alê Nascimento. Na defesa, Ana Paula roubou bola de Ayglon e comemorou bastante. A França diminuiu com Edwige, em bola polêmica que bateu no travessão e a arbitragem confirmou o gol, aos sete. Dani Piedade, no pivô, marcou 14 a 12. Pineau em bola no meio, deixou a vantagem do Brasil em apenas um gol. Aos 13 minutos de jogo, Prouvensier virou para a França e fez 15 a 14, em escalada francesa no ataque. Deonise empatou aos 15 minutos. Voltando ao jogo, a seleção acertou a defesa e passou a liderar aos 19 minutos novamente com Deonise: 17 a 16.

Aos 23 minutos, Duda fez golaço praticamente do meio da quadra e colocou 19 a 17. Njitam diminuiu de novo para 19 a 18, aos 25, colocando fogo na reta final do confronto. Prouvensier, no contra-ataque, empatou o jogo aos 26 minutos: 19 a 19. Faltando dois minutos, o jogo tinha o mesmo placar. No minuto final, sete metros para o Brasil. Célia, que só entrou em quadra para bater os lances, marcou e manteve o 100% de aproveitamento: 20 a 19 para a seleção. A França empatou, mas o Brasil, na saída de bola, arremessou do meio da quadra com Dara e conseguiu o gol nos segundos finais, vencendo por 21 a 20.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: