25 julho 2015

Pan-Americano 2015: Brasileiro conquista título inédito para o país no pan

Marcelo Suartz fez história em Toronto. Dono da primeira medalha do boliche brasileiro em uma edição dos Jogos Pan-Americanos – bronze em 2011 – o paulista foi além. Neste sábado, ele venceu o venezuelano Amleto Monacelli, por 201 a 189, e conquistou o título pan-americano. Com ele, o Brasil conseguiu seu primeiro ouro na modalidade.

Ele se classificou para a final após liderar a disputa da semifinal. O brasileiro fez 202 pontos, contra 187 de Amleto Monacelli. O norte-americano Devin Bidwell, com 182 pontos, e o canadense Dan Maclelland, com 178, foram eliminados e ficaram com a medalha de bronze.

A vitória na final não foi contra qualquer um do esporte. Monacelli foi inserido, em 2012, no hall da fama do Congresso de Boliche dos Estados Unidos. Em 1997 o venezuelano já havia recebido a mesma honraria na Associação Profissional de Boliche, também dos Estados Unidos. Na época, ele era o único atleta estrangeiro a ser agraciado.

Paulista, Marcelo Suartz faz parte de uma família com a cultura do boliche. Ele se mudou para os Estados Unidos em 2007, onde jogou boliche universitário e, por isso, só conquistou seu primeiro título brasileiro no ano passado. A conquista dele em Toronto torna-se importante porque, no ano que vem, será decidido se o esporte fará parte dos Jogos Olímpicos de 2020, no Japão.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: