25 julho 2015

Pan-Americano 2015: Brasil vence e conquista a medalha de bronze no futebol masculino

O festival de erros do Brasil e o gol sofrido no primeiro tempo preocuparam. Se o sonho do ouro no futebol dos Jogos Pan-Americanos (o último do Brasil foi em 1987) já havia acabado na semifinal diante do Uruguai, parecia que a despedida seria ainda mais melancólica. Após sair atrás no placar, a equipe, no entanto, mostrou o poder de reação mesmo em uma disputa de terceiro lugar. Com gols de Lucas Piazon e Luciano na prorrogação, os brasileiros venceram o Panamá por 3 a 1. Deixam o Pan de Toronto sem festa e até sem brilho, mas com um bronze suado por 120 minutos.

A última medalha do futebol brasileiro em um Pan havia sido em 2003, na edição de Santo Domingo. No jogo da ''ressaca de Hamilton'', o outro gol do Brasil também foi marcado por Luciano, de pênalti. Josiel Nuñez fez o do Panamá. Camisa 10 do time, Lucas Piazon começou no banco, entrando apenas aos 19 do segundo tempo no lugar de Barreto. A final masculina será disputada neste domingo, entre México e Uruguai.

O jogo

Erros de passe do Brasil e um jogo pegado do Panamá marcaram os primeiros minutos do duelo. As duas melhores chances vieram pouco depois da marca dos 20 minutos de jogo, com Tinga e Erik. Jogo morno, vento forte, grama sintética... Diante de tudo isso, o ritmo diminuía. O cenário só mudaria aos 36, quando Eurico cometeu falta em Waterman dentro da área, e o juiz jamaicano Valdin Legister marcou o pênalti polêmico. O panamenho Escobar cobrou no meio do gol, e Andrey fez boa defesa naquele que foi o lance mais importante do Brasil no primeiro tempo. Já nos acréscimos da etapa, um banho de água fria: Murillo cruzou dentro da área brasileira e o meia Josiel Nuñez subiu livre, no meio da zaga, para cabecear dentro do gol: 1 a 0.

No começo do segundo tempo, Hamilton assistia um Brasil errando muito. Na frente, o Panamá investia em contra-ataques, mas não caprichava na conclusão. Teve boas chances e assustou. O time verde-amarelo, no entanto, não entregou os pontos tão fácil na reta final. Erik teve duas chances claras para empatar. Pressionando, o time brasileiro respirou quando Rodriguez cometeu pênalti em Luciano. O próprio atacante marcou e empatou aos 29. Chances foram perdidas dos dois lados, e coube à prorrogação decidir quem teria o último degrau do pódio.

O Panamá tomou a primeira atitude do tempo extra. O meia Muñoz ficou cara a cara com o goleiro Andrey, mas Luciano chegou por trás e mandou para fora. Coube a Lucas Piazon, que havia entrado no decorrer da partida, chamar a responsabilidade com um bonito gol: veio pela esquerda, passou por dois defensores e chutou no ângulo, sem chance para o goleiro Powell. A partir daí, os panamenhos seguiram tentando o empate, pressionando. Mas não o suficiente. Para sacramentar o resultado, Luciano ainda recebeu bom passe de Piazon e ampliou com um chute forte, sem chance de defesa para o goleiro rival: 3 a 1.

Repercussões

Após a partida, o atacante Lucas Piazon, autor de um dos gols da vitória do Brasil, falou sobre a partida e o forte calor que, segundo ele, atrapalhou o desempenho dos jogadores na decisão pela medalha de bronze. Confira abaixo trechos da entrevista:

A partida

– O primeiro tempo foi complicado, estava de fora e achei que não ia dar. Nosso time não estava legal, mas daí o professor mudou e deu para melhorar, criar mais chances e levar para a prorrogação. Na prorrogação conseguimos jogar melhor e fazer dois gols.

Gol salvador

Gol importante, o jogo estava 1 a 1. Não estava jogando, entrei e pude ajudar. Se a gente saísse daqui com o quarto lugar ia ser bem ruim, então acho que levar uma medalha para casa é uma coisa boa para a gente.

Sem ouro, mas com bronze

Perdemos de ir à final em dois minutos. Então vir aqui e perder seria muito ruim. Conseguimos ganhar o jogo e acho que serve de consolo.

O zagueiro e capitão Luan também falou com a imprensa após a conquista. O jogador do Vasco valorizou o bronze conquistado no Pan de Toronto.

– É um pouco desumano jogar no campo sintético, às 13h. Está todo mundo com muita bolha nos pés, mas nos superamos. Fizemos um primeiro tempo muito ruim, abaixo, o pior primeiro tempo. Não conseguimos nosso objetivo que era a medalha de ouro, agora não tem como ficar reclamando. Conseguimos a medalha de bronze, há 12 anos que o Brasil não conseguia uma medalha.

Fonte: globoespórte.com

Nenhum comentário: