21 julho 2015

Pan-Americano 2015: Brasileira Juliana dos Santos arranca no fim e vence a prova dos 5000m

A arrancada de Juliana dos Santos não surpreendeu apenas o estádio. Ao ser a primeira a cruzar a linha de chegada, nem a própria atleta parecia acreditar. A euforia ficou ainda mais visível no abraço apertado que deu em seu técnico, Adauto Domingues. Durante a disputa, encarou rivais com ritmo forte e soube controlar. De forma tática e bem pensada, atacou somente nos últimos 600m. Passou uma rival de cada fez e chegou ao ouro nos 5.000m no Pan de Toronto. O tempo de 15m45s97 é o seu melhor na carreira. Brenda Flores, do México, ficou com a prata, com 15m47s19. Kellyn Taylor, dos Estados Unidos, completou o pódio.

O trajeto de Juliana até o topo do pódio foi maior que os 5.000m percorridos no Canadá. Esposa do maratonista Marílson dos Santos, foi ouro nos 1.500m dos Jogos do Rio, em 2007. Na edição seguinte, em Guadalajara, ficou fora por conta do nascimento do primeiro filho do casal, Miguel. De volta à competição, conquistou o ouro em Toronto em uma prova na qual ainda tenta se adaptar. Para se ter uma ideia, essa foi apenas a segunda prova oficial da corredora na nova distância. Mas ela ainda não decidiu qual prova tentará competir nos Jogos Olímpicos de 2016.

– Foi a melhor prova da minha vida! Não estou nem acreditando ainda! Era uma prova muito forte. Olhei para os tempos, mas disse que ia correr. Até onde eu aguentar. Falei que não ia desistir. Quando eu me vi em terceiro lugar, sem saber se estava perto, o telão não mostrava, ia junto com essa menina (mexicana), para tentar pegar o primeiro lugar. Eu ainda não sei correr os 5.000m direito. Que continue assim, né? – brincou.

A disputa do Pan de Toronto foi mais que um testo de resistência e velocidade. Juliana teve que segurar o próprio coração. Voltar a ser atleta depois de ser mãe não foi uma decisão fácil e só aconteceu por conta de todo o incentivo de seu marido. Juliana ressaltou as dificuldades que enfrentou até o ouro em Toronto. Marílson, por sua vez, sofreu uma lesão e não pôde competir no Canadá.

– Ser mãe e voltar a ser atleta nesse nível... E eu não sou só atleta, eu sou esposa de um atleta também. De alto nível. Nós temos matado vários leões em casa para conseguirmos continuar bem nas competições e sem deixar o nosso filho. Queremos viver as coisas dele também, é uma coisa que não vai voltar. Falamos que vamos ser bons atletas, mas que vamos ser bons pais também – disse.

Jucilene é bronze no lançamento de dardo

No lançamento de dardo, outra medalha para o Brasil. Com uma bela prova, Jucilene Lima marcou 60,42m e ficou com o bronze. A canadense Elizabeth Gleadle levou o ouro, com 62,83, enquanto a americana Kara Winger ficou com a prata, com 61,44m. Após a competição a atleta brasileira ficou muito emocionada e chorou ao dar entrevistas.

- A gente imaginar. Mas as adversárias são boas. Pensei que, se estou aqui, é porque também sou boa. Tenho essa capacidade. Pedi tanto a Deus uma medalha. Estou muito feliz. Vento contra atrapalha um pouco. Mas eu estou satisfeita com meu resultado de hoje - disse a atleta, que também disputará o Mundial de Atletismo de Pequim, em agosto.

Nas eliminatórias dos 100m, outras brasileiras conseguiram bons resultados. Ana Cláudia Lemos avançou com o segundo melhor tempo para a semifinal. O tempo de 10s96, no entanto, não pôde ser ratificado como recorde sul-americano por conta do vento acima do permitido (+4km). Em outra bateria, Rosângela Santos também obteve a classificação com 11s08.

Entre homens, no entanto, os resultados não foram positivos nesta manhã. Atual campeão brasileiro dos 100m, Vitor Hugo dos Santos acabou cometendo um erro na saída do bloco e ficou apenas em sexto da bateria, sem classificação e com o tempo de 10s31. José Carlos Moreira, o Codó, foi desclassificado após queimar a largada. No salto com vara masculino, Thiago Braz foi eliminado sem acertar nenhum salto.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: