23 julho 2015

Pan-Americano 2015: Brasil vence o Chile e garante vaga na decisão da medalha de ouro no handebol masculino

Foram 120 gols na primeira fase, fora os marcados na semifinal contra o Chile. Máquina de gols dos Jogos Pan-Americanos, a seleção brasileira masculina de handebol confirmou seu favoritismo, venceu os chilenos por 34 a 24, nesta quinta-feira, e garantiu seu lugar na decisão da competição em Toronto, no Canadá. Grande força do handebol das Américas ao lado da Argentina, o Brasil bateu na primeira fase o Canadá por 34 a 17, o Uruguai por 38 a 18, e a República Dominicana por 48 a 18. Com a vaga na final, a seleção busca agora retomar sua hegemonia em pan-americanos, perdida em Guadalajara 2011 para a Argentina depois de dois ouros seguidos em 2003 e 2007. Oswaldo foi o artilheiro do Brasil com cinco gols, Salinas fez 10 para o Chile.

- Queremos presentear todos os brasileiros com a medalha de ouro e também todas as pessoas que gostam do handebol. Nosso objetivo no Pan é ter nossa mentalidade para os Jogos Olímpicos. Vamos encarar potências lá, e na Olimpíadas não teremos jogos moles como tivemos aqui. Cometemos erros, que são normais. Fomos bem no Mundial, estamos bem agora, e queremos ganhar a final de qualquer jeito - disse o ponteiro Borges.

Na decisão, no sábado, às 21h (de Brasília), o Brasil encara o vencedor da partida entre Argentina e Uruguai. Os argentinos são os atuais campeões do Pan, justamente em cima da seleção brasileira. Quem vencer entre Argentina e Uruguai garante seu lugar no Rio 2016 - o título vale a vaga, mas o Brasil é país sede e já está classificado.

O jogo

A seleção chilena começou melhor. Com Esteban Salinas afiado, chegaram a fazer 3 a 1 e depois 5 a 3. Mas o Brasil conseguiu reequilibrar a defesa e aos dez minutos virou com dois gols de Chiuffa, fazendo 6 a 5. O Chile pediu tempo. Na volta, Chiuffa, após roubada de bola de Thiagus, fez outro gol. Os chilenos só conseguiam incomodar na jogada de pivô, e Esteban Salinas tinha cinco dos sete gols dos rivais da seleção.

Aos poucos, o Brasil tomava conta do jogo. Com dificuldades para furar a defesa da seleção, o Chile dava contra-ataques. Alemão, entrando pelo meio, fez 14 a 9 para o Brasil com 22 minutos. Se aproveitando da rápida transição e troca de posições, Lucas Cândido fez 17 a 9 para a seleção. Aos 27, Bombom fez duas defesas incríveis, mas no segundo rebote o Chile conseguiu marcar 17 a 11. Apesar do esforço chileno, o Brasil manteve-se dono do primeiro tempo e fechou a etapa em 19 a 12.

O Chile voltou melhor para a segunda etapa. Apertou a marcação, conseguiu roubar bolas no começo e diminuiu para 21 a 15 com Esteban Salinas. No gol, Barrientos dava mais trabalho para o ataque brasileiro, defendendo tiro de sete metros de André Alemão. Poupando Chiuffa e Borges, Jordi Ribera colocou em quadra Oswaldo, Lucas Cândido e André Alemão. Maik também foi para o gol na vaga de Bombom.

Na segunda metade do período, Borges e Chiuffa voltaram, e com dois gols seguidos, de Thiagus e Borges, o Brasil ampliou de novo sua vantagem: 28 a 20. A vantagem chegou a dez gols com Raul, aos 23 minutos: 32 a 22. Maik também ajudou pegando tiro de sete metros de Araya. Faltando três minutos para o jogo, Diogo anotou dois gols para o Brasil e deixou ainda mais clara a vitória, que terminou em 34 a 24.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: