23 julho 2015

Pan-Americano 2015: Brasil perde de virada para o Uruguai e disputará o bonze no futebol masculino

Acabou o sonho do Brasil de voltar a subir ao topo do pódio nos Jogos Pan-Americanos. Nesta sexta-feira, em Toronto, a equipe de Rogério Micale começou ganhando por 1 a 0 com gol de Clayton, mas acabou sofrendo a virada. Dodô foi expulso, e o Uruguai aproveitou. Schettino e Santos foram os autores dos dois gols que sacramentaram o placar final de 2 a 1. Com isso, a seleção disputa o terceiro lugar. A Celeste teve Lemos expulso aos nove minutos do primeiro tempo. Santos foi eleito o melhor do jogo.

Ao todo, o Brasil tem quatro ouros, duas pratas e um bronze no futebol no Pan. Mas a última vez que a seleção foi ao topo do pódio foi em 1987, em Indianápolis. Na época, a equipe tinha como destaques o goleiro Taffarel e o zagueiro Ricardo Rocha. O meia Raí não chegou a entrar em campo por conta de uma lesão. Mais tarde, os três viriam a ser tetracampeões mundiais na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos.

A seleção brasileira não chega a uma final desde 2003, quando perdeu para a Argentina na edição de Santo Domingo, na República Dominicana.

Agressão uruguaia, vermelho e jogo truncado

O Brasil começou com tudo, partindo para o ataque. Em lançamento de Luan, Clayton, na esquerda, cortou para dentro e chutou forte, mas errou. O time uruguaio deu o troco. Andrey não saiu decidido do gol, e Michael Santos conseguiu a finalização de cabeça, mas a bola acabou saindo muito fraca.

O jogo ficou quente quando Mauricio Lemos, o mesmo que deu uma entrada dura e tirou Judivan do Mundial sub-20, em junho, agrediu Bruno Paulista. O soco no estômago saiu caro. Ele foi expulso aos nove minutos. No torneio da Nova Zelândia, contudo, Lemos ficou só com o amarelo, enquanto o atacante do Cruzeiro teve uma lesão no joelho esquerdo.

A partida estava truncada. Com um a menos, o Uruguai ficou nos contra-ataques, mas estava melhor que o Brasil. Em um deles, o camisa 10 da Celeste, Santos, recebeu na área, mas se enrolou todo. Recuperou a bola, mas Bressan travou o chute. Num contragolpe rápido, Mascia dominou, ganhou no corpo de Bruno Paulista e deu de bico. Andrey salvou. Os dois times foram para o intervalo em igualdade: 0 a 0.

Brasil abre, Dodô é expulso, e Uruguai vira

O Brasil voltou com mais posse de bola, mas abusando dos cruzamentos na área e sem muita criatividade no ataque. O Uruguai aproveitou e, em um lançamento longo de Albarracin, Santos pegou pela direita, mas Bressan e Luan foram em cima dele. Os uruguaios ficaram reclamando da entrada. O juiz nada marcou.

A seleção brasileira tentou dar o troco. Aos 15, Rômulo avançou bem pela esquerda e cruzou bonito para Lucas Piazon. O camisa 10 cabeceou mal. Micale mexeu para tentar encontrar alternativas e colocou o time mais ofensivo com o atacante Erik no lugar do volante Barreto. Logo depois, em seu primeiro lance, com uma cabeçada por cima do gol, levou perigo.

Aos 23, um lance de habilidade de Clayton arrancou aplausos. Ele aplicou um elástico no marcador. O cruzamento na sequência foi nas mãos de De Amores, que ficou com a bola. Erik foi quem incendiou o jogo. Com 30 minutos no cronômetro, Dodô deu o passe, o atacante entrou na área, tirou do goleiro e foi derrubado. Pênalti para o Brasil. Clayton foi para a batida, o arqueiro uruguaio pegou, mas, no rebote, ele não perdoou: 1 a 0.

O Brasil se animou e, no lance seguinte, Piazon cabeceou com perigo dentro da área. Dodô tentou um chapéu, e os uruguaios não gostaram. Em seguida, caiu na pilha dos rivais, deu uma entrada por trás em Mathias Suarez, e acabou levando o vermelho. Uma confusão se instaurou no meio do campo, mas o juiz Jose Peñaloza, do México, conseguiu retomar o comando.

A Celeste então chegou ao empate em um lance de bola parada. Após cobrança de escanteio e um desvio no primeiro pau, Schettino escorou livre para as redes. Tudo igual. Mas demorou apenas um minuto para que o sonho do ouro pan-americano ruísse para o Brasil. Santos recebeu pela direita, invadiu a área e deu um toquinho, sem chances para Andrey. De virada, 2 a 1 para o Uruguai.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: