13 julho 2014

Crônica: O Brasil pós Copa do Mundo.

Estamos inaugurando no blog, uma seção de crônicas onde sempre que for possível, serão publicadas algumas crônicas relacionadas aos principais temas que estão ocorrendo no Brasil e no mundo.

Espero que todos curtam essa nova seção do blog e nos deixe sua opinião sobre o que acham do blog e das postagens que aqui publicamos. Esperamos agradar a todos com essa primeira crônica relacionada ao que acontecerá com o Brasil após o encerramento da copa amanhã e com muitas outras que virão.

Não sou estudante de jornalismo, muito menos jornalista, escritor. Sou estudante de Medicina. E gosto de escrever de vez enquanto uma crônica sobre alguns temas que me vem a cabeça. Foi o que aconteceu com a vexatória derrota do Brasil para a Alemanha na última terça-feira, essa derrota me levou a pensar em o que restará para o Brasil, após o encerramento da copa hoje.

A seguir a crônica:

O Brasil pós Copa do Mundo

"A copa está chegando à sua decisão de quem será o mais novo ou velho campeão mundial, no domingo Alemanha e Argentina decidirão quem levantará a taça!!!! A derrota do Brasil para a Alemanha na semifinal da competição por 7 a 1, em pleno Mineirão, foi triste, péssima, horrível e qualquer outro adjetivo que vocês queiram dar. Eu diria que foram todos esses adjetivos citados, todos os brasileiros ficaram tristes, chateados, enfurecidos??? Eu diria que sim... Mas, as vitórias e derrotas, fazem parte tanto do esporte como da vida, sendo que em alguns esportes ainda podemos empates, enquanto, que na vida não.

No meu modo de ver tivemos muitas surpresas e decepções nessa copa, quebras de recordes, torcidas dando um show nas arquibancadas durante os jogos, fazendo um espetáculo a parte. Mas, como em todo país tivemos problemas, como a invasão de chilenos que não tinham ingressos, no setor onde ficavam os jornalistas, no Maracanã, durante o último jogo da fase de grupos do Grupo B entre Holanda e Chile. Cadeiras quebradas na Arena Corinthians por torcedores, durante o jogo entre Argentina e Suíça (se não me engano) pelas oitavas de finais e semi-final da competição. Falando de coisa boa tivemos grandes surpresas nessa copa, seleções que eram dadas como saco de pancadas antes do começo da competição chegando até as quartas de finais, eliminando seleções campeãs mundiais na primeira fase.

Tivemos algumas decepções, como já foi dito com a eliminação de seleções campeãs mundiais logo na primeira fase, como Itália (tetra campeão), Inglaterra e Espanha principalmente. Em relação à Espanha pude perceber que muitos brasileiros, se não a maioria, ficou contente com a eliminação da seleção espanhola na primeira fase, não sei se é por causa da decisão do Diego Costa de preferir jogar pela Fúria, se é por causa da reação da população espanhola em relação aos brasileiros ou se é pelos dois. Enfim, eu como torcedor e admirador do futebol e descendente de espanhol fiquei triste com a eliminação da seleção espanhola logo na primeira fase, mas sempre continuei torcendo pelo Brasil. Tanto que caso houvesse um confronto entre as duas seleções com toda certeza torceria pelo Brasil, pois é minha pátria mãe!

Nessa copa para mim, os grandes destaques das seleções, ou da maioria delas, foram os goleiros! Ochoa do México no jogo do Brasil na primeira fase, Claudio Bravo do Chile contra o Brasil pelas oitavas, Keylor Navas da Costa Rica, entre outros. Dizem, que quando o goleiro é destaque de um jogo quer dizer que o time não está bem. Se bem que, sou suspeito para falar disso, pois, ao jogar futebol essa é a posição que eu mais gosto de atuar. Terminando de falar da copa, sinceramente eu me surpreendi muito com ela, pois não punha fé de que ela iria ser boa e no fim das contas foi.

E nessa final entre europeus e sul-americanos, torcerei sim para Argentina, não para vingar o Brasil pelo vexame de terça, mas sim por ser um país sul-americano. E em minha opinião, rivalidade só dentro das quatro linhas e um pouco de bom humor não custa nada. Não é porque estarei torcendo pela Argentina na final, que deixei de ser brasileiro, sou brasileiro sim e tenho orgulho disso.

Em relação ao que ficará da copa para o nosso país, sinceramente não sei dizer, ao não ser que ficaram estádios superfaturados, que apesar de tudo algumas obras não foram terminadas em tempo hábil e não sei se serão terminadas após o fim da copa. As manifestações que ocorreram durante toda a Copa das Confederações o ano passado e que era temida pelos governos tanto federal, quanto estadual, não ocorreram durante a copa, com talvez alguns focos de manifestações no começo da competição, mas que foram rapidamente controlados. E agora no final, mas precisamente, após a goleada sofrida pelo Brasil na semifinal diante da Alemanha, onde ônibus foram queimados, pessoas presas, depredações entre outras. Estádios em alguns estados do Brasil, em minha opinião se tornaram uns verdadeiros “elefantes brancos”, pois, depois da copa, não vejo utilidade para alguns desses estádios, principalmente na região norte do Brasil.

A mídia se preocupou muito com a contusão do Neymar, e esqueceu o acidente ocorrido em Belo Horizonte da queda do viaduto, que parece que era uma das principais vias de acesso ao Mineirão. Sendo que o Neymar está sendo tratado por bons médicos, enquanto que a maioria da população sofre nas filas de hospitais, postos de saúde para conseguir agendar uma consulta para daqui a seis meses ou mais, com isso, o paciente volta para casa sem saber se ele conseguirá ser atendido antes de vir a falecer. Deixando claro que, não é uma crítica ao atleta, que por sinal é um bom jogador, mas sim a falta de preocupação da mídia, governos com a saúde, podendo encaixar nisso a educação, ou melhor, a falta dela entre outros pontos que no meu ver também precisam ser olhados com carinho pelos governantes.

Quanto a manifestações, acho legal “brigarmos” pelos nossos direitos como cidadãos de um país livre em que vivemos, mas, a partir do momento que ela parte para briga, ignorância, quebradeira de patrimônios públicos e privados, como escolas, bancos, metrôs, ônibus, entre outros, as pessoas envolvidas acabam perdendo toda a razão e o que era para ser algo tranquilo e pacífico, descamba para a violência.

Não quero ver o meu país campeão somente nos esportes, quero ver ele campeão principalmente em SAÚDE, EDUCAÇÃO, TRANSPORTES, SEGURANÇA. As mudanças no país, só ocorrerão se começarmos a mudança por nós mesmos, mudando nossas atitudes com atitudes simples, como por exemplo, jogando o lixo no lugar certo.

Lembrando a todos, que se realmente estão insatisfeitos com a situação política do país, as eleições estão aí, ocorrem em outubro, e é a chance que todos nós brasileiros temos de tentar provocar alguma mudança em algo que não esteja nos agradando na política nacional, estadual se não só depois daqui a quatro anos novamente. Depois, que passar essas eleições não adianta ficar chorando pelo leite derramado. Portanto, fica uma dica de quando for votar, vote com consciência e saiba e assuma os riscos que sua escolha pode ter, pois, como tudo na vida, as suas escolhas apresentam um risco."


Texto: Henrique Santos Soares.

Nenhum comentário: