27 junho 2014

Basquete Internacional: Barcelona vence o quarto jogo da série final diante do Real Madrid e conquista o título da temporada no Espanhol

O clima que já era tenso ficou ainda mais pesado no último quarto. O Barcelona viu o Real Madrid reagir e colocar sob seus ombros a pressão. Com vantagem na série e em pleno Palau Blaugrana, os anfitriões não queriam nem pensar em deixar escapar a chance de erguer o troféu da Liga ACB diante de sua torcida. Foi o que fizeram. Nesta quinta-feira, o Barça do brasileiro Marcelinho Huertas teve tranquilidade para resistir ao ataque do rival e fechar a série melhor de cinco em 3 a 1: 83 a 81.

Juan Carlos Navarro, que anotou 14 pontos no jogo 4, foi eleito o MVP das finais. O cestinha foi seu companheiro de equipe Ante Tomic, com 22. Huertas, que levou uma das redinhas como recordação do feito, contribuiu com nove e sete assistências. Do outro lado, o maior pontuador foi Rudy Fernández: 13 acertos.

- É um sentimento indescritível em levantar essa taça pela terceira vez. Estou muito contente com essa conquista, já que tivemos uma temporada muito dura e desgastante. O time jogou com inteligência, se impondo em quadra e conseguindo neutralizar os pontos fortes do adversário. Agora é tempo de descansar um pouco e torcer pelo Brasil na Copa do Mundo. Em seguida, é focar a preparação para o Mundial, que vai ser uma competição duríssima - disse o armador brasileiro.

O jogo

O Barcelona ditou o ritmo do primeiro quarto. Se a defesa adversária pecava e os jogadores do Real Madrid perdiam a concentração reclamando com os árbitros, os donos da casa aproveitavam para fazer 25 a 19. O clima tenso do primeiro quarto não se desfez no segundo. A diferença aumentava para nove pontos e forçava o técnico Pablo Laso a pedir tempo. O Real Madrid cortava a vantagem, mas ainda ia para o vestiário atrás no placar: 47 a 42.

Na retomada da partida, os visitantes tentavam jogar a pressão para o outro lado da quadra (49 a 47). Uma bola de três de Nachbar freava a reação. O Barça voltava a se distanciar e ainda via o técnico rival ser expulso por reclamação (61 a 49). Se recuperando de uma cirurgia no tendão de Aquiles, ele deixou a quadra numa cadeira de rodas. Seus comandados tentavam diminuir o prejuízo, mas o Barcelona mantinha a tranquilidade e fechava o período: 65 a 57.

O Real Madrid não se entregava. Com um arremesso de longe, Sergio Llull fez seu time se aproximar (71 a 67). A 5m17s do fim, uma falta antidesportiva deu a Mirotic a chance de fazer a equipe encostar de vez. O ala não a desperdiçou (73 a 72). O comando do marcador poderia ter trocado de mãos não fossem os seguidos ataques perdidos pelo Real Madrid. A pouco mais de um minuto para o término, Ioannis Bourousis garantia o empate (76 a 76). Maciej Lampe convertia um chute de três e fazia o Barcelona respirar. Oleson garantia mais dois pontinhos. O título chegava, o sufoco passava: 83 a 81.

O feito de Huertas mereceu o elogio do amigo Tiago Splitter. Campeão da NBA com o San Antonio Spurs, o ala-pivô deixou um recado em seu perfil numa rede social: "Parabéns @Huertas09! Bora comemorar aí rapidinho e vem para o Brasil! Kkkkk Daqui a pouco tem seleção!".

Parabéns ao Barcelona pela conquista da Liga ACB 2013/14!!!!!!

Nenhum comentário: