02 maio 2014

Copa Bridgestone Libertadores 2014: Atlético-MG empata com o Nacional de Medellín e está eliminado da Libertadores 2014

A história de 2013 não se repetiu. A missão de superar a desvantagem da partida de ida, o sufoco, a pressão da torcida e a emoção de sobra estiveram presentes no Independência nesta quinta-feira. Mas desta vez o torcedor não deixou a arquibancada com um sentimento de alívio e alegria. O Atlético-MG lutou, saiu na frente contra o Nacional de Medellín, com gol de Fernandinho, mas levou o empate no fim da partida - Duque estava impedido por centímetros . O 1 a 1 elimina o Galo, derrotado na Colômbia por 1 a 0.

As quartas de final da Taça Libertadores terão apenas um brasileiro, o Cruzeiro, fato que só havia acontecido em 2011 neste século - na ocasião, o Santos foi o representante solitário. Há ainda três argentinos (San Lorenzo, Lanús e Arsenal de Sarandí), um boliviano (Bolívar), um paraguaio (Nacional), além do colombiano Nacional e do uruguaio Defensor, que se enfrentam.

A eliminação do Galo gerou uma troca de farpas entre Tardelli, substituído por Guilherme, e o técnico Levir Culpi.

- Tomamos um gol no fim, mas a equipe lutou e fez um bom jogo. Infelizmente, acho que as mudanças não deram certo. Eu estava bem na partida, não entendi também por que ele fez a substituição. Mas faz parte. É bom entrevistar o treinador, para ele explicar - afirmou o atacante ao canal Fox Sports.

Levir, em sua entrevista coletiva, disse que desde sua chegada não viu Tardelli atuar bem ou finalizar uma vez a gol.

Pressão no começo


A postura do Atlético-MG de imprimir ritmo e acuar o adversário, como foi em toda a campanha da conquista da Libertadores de 2013, esteve de volta. O que se viu na primeira etapa foi um time diferente do restante deste primeiro semestre, com velocidade e vontade de ganhar cada disputa de bola. O Galo, apoiado pela torcida, pressionava a saída de bola colombiana e não dava espaço para as principais armas do time de Medelim, como Cardona, Cárdenas e Valência.

E foi com Fernandinho que o time soltou o grito de gol, aos 19 minutos. O atacante, que ficou 19 jogos em jejum, desencantou no último domingo, contra o Grêmio, e voltou a comemorar. Foi com um chute forte, que morreu no canto esquerdo de Armani.

Luta sem sucesso

Na segunda etapa, o jogo ficou mais equilibrado, com o time colombiano saindo mais para o ataque e incomodando a defesa alvinegra em certos momentos. Na chance mais perigosa, Cárdenas, o carrasco do primeiro jogo, saiu cara a cara com Victor, mas o goleiro fez defesa espetacular.

Levir Culpi tentou fazer com que o Galo se mantivesse no ataque e tentasse a vaga sem a disputa por pênaltis. Colocou Réver, Guilherme e Marion nos lugares de Pierre, Tardelli e Fernandinho, respectivamente. O time seguia pressionando, mas esbarrava na falta de pontaria e na defesa colombiana.

Aos 42 minutos do segundo, veio o balde de água fria. Um contra-atraque do Nacional terminou com passe de trivela de Cardona que Victor não conseguiu interceptar. Duque marcou e calou o Independência.

Nenhum comentário: