09 julho 2025

Copa América de Basquete Feminino 2025: Brasil cai diante dos EUA e fica com a prata na Copa América feminina de basquete

O Brasil lutou, mas foi superado pelos Estados Unidos na final da Copa América feminina de basquete. Neste domingo, em um duelo de seleções invictas, as americanas cresceram no último quarto para vencer por 92 a 84 e faturar o título continental em Santiago, no Chile. De quebra, as campeãs olímpicas e mundiais, que contaram com jogadoras universitárias, garantiram a vaga na Copa do Mundo de 2026, na Alemanha. O Brasil ficou com a prata na primeira competição sob o comando da técnica Pokey Chatman e vai ter de conquistar um posto na Copa do Mundo durante o pré-Mundial em março do ano que vem.

Os Estados Unidos, que venceram as últimas oito Olimpíadas e os últimos quatro Mundiais, chegaram ao quinto título e ainda estão atrás do Brasil no ranking de maiores campeãs das Américas. As brasileiras, que defendiam o título, têm seis troféus continentais.

Na final deste domingo, Damiris foi a cestinha com 35 pontos. Bella Nascimento também se destacou com 24 pontos e cinco bolas de três pontos convertidas. Kamilla Cardoso cometeu faltas logo no começo do jogo e teve que ficar muito tempo no banco de reservas para não acabar estourando o limite de cinco faltas. Ainda fez 19 pontos, mas saiu frustrada por não ter conseguido liderar o Brasil em quadra.

As americanas foram lideradas por Mikayla Blakes (27 pontos) e Hannah Hidalgo (16 pontos) para conseguir o título. As duas foram eleitas para o quinteto ideal da competição, junto com Damiris, Kamilla e a canadense Syla swords. Blakes foi eleita a MVP.

O jogo

O Brasil liderou o placar no início do jogo explorando a força de Kamilla no garrafão. A brasileira da WNBA, porém, cometeu duas faltas precoces e foi cedo ao banco de reservas. Bella Nascimento então liderou o Brasil com arremessos certeiros. Só que as americanas cresceram nos rebotes e viraram, abrindo quatro pontos. Coube a Damiris, com dez pontos só no primeiro quarto, impedir que as americanas desgarrassem no placar: 25 a 22.

Kamilla voltou à quadra no segundo quarto e puxou com Damiris uma arrancada de dez pontos para o Brasil, dominante no garrafão: 32 a 25. Só que uma falta de ataque colocou a pivô de volta no banco de reservas. Os Estados Unidos aproveitaram para voltar ao jogo sob o comando de Mikayla Blakes, que anotou 14 pontos só no segundo quarto. As americanas lideraram o placar, mas Damiris, chegando a 20 pontos no primeiro tempo, fez o Brasil seguir na cola. Nos segundos finais, Bella voltou a aparecer com um arremesso de três pontos e três lances livres convertidos depois de uma falta em uma segunda tentativa de chute de longe. Foi o que o Brasil precisou para ir ao intervalo em vantagem: 47 a 45.

Com Kamilla de volta à quadra, o Brasil cresceu no início do terceiro quarto e abriu sete pontos (56 a 49). Só que a pivô cometeu mais uma falta e voltou ao banco de reservas pouco antes do meio da parcial. Damiris mais uma vez virou a bola de segurança do Brasil, mas uma série de erros brasileiros permitiram a virada americana (64 a 61). O arremesso certeiro de Bella voltou a aparecer para empatar, e Damiris, com oito pontos no terceiro quarto, colocou o Brasil em vantagem: 66 a 65.

No último quarto, as americanas montaram uma marcação pressão eficiente, roubaram muitas bolas e abriram dez pontos de vantagem (85 a 75). Kamilla voltou à quadra e puxou uma reação com Damiris, mas já não havia tempo para uma virada. As americanas venceram por 92 a 84 e celebraram o título.

Depois de ter ficado fora das duas últimas edições da Copa do Mundo, o Brasil tinha esperanças de conquistar a vaga direta na Americup, mas vai ter de buscar a vaga no pré-Mundial. Canadá (bronze no Chile), Argentina, Colômbia e Porto Rico também se classificaram para a competição de março valendo vaga na Copa do Mundo da Alemanha.

Parabéns a seleção feminina pela conquista do vice campeonato da Copa América!!!!

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: