28 maio 2025

Cinema 2025: Kleber Mendonça Filho leva prêmio em Cannes de melhor diretor pelo filme 'O Agente Secreto'

Kleber Mendonça Filho ganhou o Cannes de melhor diretor neste sábado (24), pelo filme "O Agente Secreto". Wagner Moura também levou a premiação de melhor ator.

O longa se destacou como um dos prováveis vencedores do prêmio na última semana, após sua estreia no festival francês ter vindo com cerca de 15 minutos de aplausos, segundo a jornalista Jada Yuan, do "Washington Post".

Desde então, o filme ganhou muitos elogios da crítica internacional e também conquistou o Prêmio da Crítica no Festival neste sábado.

O "The Guardian" também deu nota máxima ao filme brasileiro, definindo-o como "visual e dramaticamente soberbo", além de "ambicioso, complexo e elusivo".

O jornal britânico não foi o único: diversos veículos internacionais também enalteceram o longa na última semana.

O "Hollywood Reporter", por exemplo, chamou o filme de "magistral", com um "retorno maravilhoso de Wagner Moura ao cinema brasileiro". "Ele sempre foi um bom ator, mas Mendonça Filho faz dele uma estrela de cinema".

Já o site The Playlist escreveu que Wagner Moura "comanda" o "belíssimo drama criminal", avaliando o filme como A+ (5 estrelas). Para o site, o filme é uma "obra-prima" de Mendonça Filho, "o esforço mais ambicioso e monumental de uma carreira sem tropeços até agora".

País de Honra no Festival de Cannes

Em fevereiro, o Festival de Cannes já havia anunciado o Brasil como País de Honra na edição de 2025. A iniciativa, do Marché du Film (mercado de filmes do festival), celebra uma nação diferente a cada ano e reconhece suas contribuições para a indústria cinematográfica global.

O Brasil é o quarto país a receber o título, que já foi da Suíça (2024), Espanha (2023) e Índia (2022).

Manas

Também no Festival de Cannes, Marianna Brennand recebeu o prêmio Women in Motion Emerging Talent, que reconhece o primeiro longa de ficção de diretoras estreantes. O troféu foi entregue por "Manas", produção da Inquietude, em parceria com Globo Filmes.

O filme conta a história de Tielle (Jamilli Correa), garota de 13 anos que vive em uma comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó e sofre abusos sexuais dentro e fora de casa.

Parabéns ao Kleber Mendonça Filho pela conquista do prêmio!!!

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: