14 janeiro 2024

Supercopa da Espanha 2023/24: Real Madrid vence o Barcelona e conquista a supercopa

A Supercopa é da Espanha, mas foram os brasileiros que tomaram conta. E um deles reinou. Com três gols de Vinicius Junior, o Real Madrid goleou o Barcelona por 4 a 1 neste domingo, na Arábia Saudita, e conquistou o título pela 13ª vez. Rodrygo fez o outro gol do campeão, e Lewandowski marcou o único do Barça, que agora deixa Xavi mais pressionado. Vitor Roque nem sequer saiu do banco no clássico.

O Real Madrid levanta a sua 13ª Supercopa e se aproxima do Barcelona, maior vencedor do torneio, com 14 taças. A última conquista havia sido em 2022. Os dois times voltam a campo na Copa do Rei, na quinta-feira: a equipe de Carlo Ancelotti faz clássico com o Atlético no Metropolitano, e o Barça pega o Unionistas, da Terceira Divisão.

Bastaram 10 minutos para Vinicius Junior dar o seu recado. O primeiro gol saiu aos sete. Ele recebeu de Bellingham nas costas de Koundé, driblou o goleiro Peña e marcou. Pouco depois, aos nove, foi a vez de Rodrygo disparar na direita e cruzar rasteiro para o companheiro deslizar pelo gramado e colocar a bola para dentro. Lewandowski reacendeu o Barcelona com um lindo gol, aos 32, em finalização de primeira na entrada da área. Mas o jogo tinha dono.

Aos 36, Vini Jr. foi derrubado por Araújo após cruzamento da direita e sofreu pênalti. Ele mesmo converteu a cobrança e chegou ao hat-trick. O camisa 7 é apenas o terceiro brasileiro a fazer três gols em um dos maiores clássicos do planeta. Na segunda etapa, Rodrygo marcou o quarto dos merengues, após bola mal afastada por Koundé. Para completar o jogo nota 10, Vinicius Junior ainda provocou a expulsão de Araújo. Mas não precisava de mais nada: 4 a 1, e título do Real Madrid.

Vinicius Junior é o primeiro brasileiro da história a anotar um hat-trick com a camisa do Real Madrid em cima do Barcelona. E mais. Ele é apenas o terceiro brasileiro a fazer três gols no clássico. Antes dele, apenas Romário e Evaristo de Macedo, ambos pelo Barça. Na história, são apenas nove jogadores com tal marca no jogo.

Carlo Ancelotti também atingiu marcas importantes. Ele fez seu 264º jogo no comando do Real Madrid e agora é, isolado, o segundo treinador com mais partidas na história do clube. O italiano superou Zidane, que tem 263. Miguel Muñoz é o recordista, com 605. O treinador conquistou seu 11º título e empatou com o francês. Muñoz também está no topo em tal quesito, com 14.

Nacho levanta a sua primeira taça como capitão do Real Madrid após goleada sobre o Barcelona na Supercopa da Espanha (Foto: Juan Medina/Reuters)

Parabéns ao Real Madrid pela conquista da Supercopa da Espanha!!!!

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: