28 outubro 2018

Campeonato Espanhol 2018/19: Em clássico sem Messi (contundido) e Cristiano Ronaldo (transferido), Barcelona goleia o Real Madrid recupera a liderança da competição e complica ainda mais a situação do técnico da equipe merengue

Com uma fratura no braço, Messi estava apenas na arquibancada do Camp Nou, mas o Barcelona contou com um Luis Suárez inspirado pelo companheiro de ataque para atropelar o maior rival e ampliar a pressão no Real Madrid. O uruguaio brilhou com um hat-trick neste domingo e conduziu o Barça na vitória por 5 a 1 que recolocou os catalães na liderança do Campeonato Espanhol. Num clássico só de gols sul-americanos, Philippe Coutinho e Vidal também marcaram, enquanto Marcelo descontou.

PRIMEIRO TEMPO

O primeiro tempo foi todo do Barcelona, que abriu o placar logo aos 10 minutos. Foram 30 passes até que Coutinho recebesse de Alba na área para mandar para o fundo das redes (foto), um recorde num jogo de clássico desde a temporada 2005/06 (quando começou esse tipo de contagem). Aos 27, Varane derrubou Suárez na área, e o VAR entrou em ação para que o juiz marcasse o pênalti. O próprio Suárez cobrou e converteu.

Aos 27 do primeiro tempo, Suárez foi ao chão em disputa com Varane na área, e o juiz Jose Sanchez, pela primeira vez na história de Real x Barça, usou o VAR para marcar a penalidade máxima.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, Lopetegui tirou Varane para a entrada de Vázquez e recolocou o Real no jogo. Aos quatro, Marcelo recebeu de Isco, tirou de Piqué e mandou para o fundo das redes. A pressão em busca do empate só aumentou com o passar do tempo, mas foi o Barça quem chegou ao gol. Suárez, de cabeça, fez o terceiro aos 29 e, de cavadinha, marcou o quarto aos 37. Por fim, Vidal fechou o caixão aos 41 após finalizar pelo alto cruzamento de Dembélé.

Com a goleada, o Barcelona recupera a liderança do Campeonato Espanhol, com 21 pontos - dois à frente do vice Atlético de Madrid. Já o Real, que vem de um empate e quatro derrotas nas últimas cinco rodadas, cai para a oitava colocação, com 14. A situação de Lopetegui fica ainda mais complicada.

É a primeira vez que o Real Madrid perde três partidas seguidas no Campeonato Espanhol desde 2009. A pressão sobre Lopetegui é grande e existe a possibilidade de demissão nas próximas horas. Além dos fracassos em campo, há a questão de Vinicius Junior.

Segundo o jornal "El País", a diretoria merengue não ficou nada satisfeita com o fato de o treinador ter relacionado o brasileiro e depois deixá-lo fora do banco, sobretudo depois de recorrer da suspensão pelo vermelho recebido em jogo do Castilla no fim de semana passado.

O atacante uruguaio mostrou toda a sua estrela ao marcar seu nono gol em 11 jogos contra o Real Madrid (apenas Josep Samitier conseguiu tal feito com a camisa catalã). Além disso, se tirarmos Messi, foi o primeiro jogador do Barcelona a anotar um hat-trick contra o maior rival desde Romário em 1994.

Mesmo sem uma atuação brilhante, Coutinho entrou para a seleta lista de brasileiros que já marcaram para o Barça contra o Real, ao lado de Evaristo, Romario, Ronaldo, Giovanni, Rivaldo, Sonny Anderson, Ronaldinho, Daniel Alves e Neymar. Outro convocado por Tite nesta semana, Arthur também foi titular e teve uma atuação consistente ao lado de Busquets e Rakitic no meio de campo catalão.

Do lado do Real, lateral se salvou com uma boa atuação e ainda balançou as redes pelo terceiro jogo seguido (um feito inédito em sua carreira). Entretanto, deixou gramado substituído a nove minutos do fim, com dores na coxa direita, e passou a preocupar (tanto a Tite quanto a Lopetegui, se seguir no cargo). Outro convocado para a Seleção brasileira, Casemiro perdeu a primeira no Camp Nou, após duas vitórias e dois empates na casa do maior rival.


Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: