17 maio 2017

Copa da Itália 2016/17: Juventus vence a Lazio e conquista o título da competição

O primeiro já foi. Com mais uma grande atuação de Daniel Alves - autor do primeiro gol -, a Juventus venceu a Lazio por 2 a 0 em Roma, foi campeã da Copa da Itália e abriu o caminho para a inédita Tríplice Coroa em sua história. Os bianconeri estão muito próximos da conquista no Campeonato Italiano e ainda decidem a Liga dos Campeões no próximo dia 3 de junho com o Real Madrid. É o que falta para a Velha Senhora, dominante no Calcio. O título desta quarta é o seu terceiro seguido na competição e o 12º. O segundo maior vencedor do torneio é a Roma, com nove taças.

PRIMEIRO TEMPO: DOMÍNIO BIANCONERO


A Lazio tentou. Assustou com uma bola na trave de Baldé logo aos cinco minutos, mas foi só. Não ameaçou o gol de Neto na primeira etapa. E viu Strakosha se destacar com grandes defesas. Mas sucumbir diante da força do poderoso rival. O primeiro gol alvinegro saiu aos 11 minutos. Alex Sandro deu um senhor cruzamento da esquerda, e Dani Alves, na ponta direita, completou, de primeira, para o gol. O segundo saiu aos 24. Depois de cobrança de escanteio, Bonucci completou na pequena área e estufou as redes: 2 a 0.

SEGUNDO TEMPO: JUVE CAMPEÃ

Na segunda etapa, a Juve se esforçou em garantir o resultado. Impôs sua forte marcação e ainda teve as melhores chances nos contragolpes. Mas a cada finalização da Lazio, por mais inofensiva que fosse, Massimiliano Allegri surtava no banco. Cenas que simbolizam o quanto essa equipe preza pela segurança defensiva. Mas o mais próximo que os romanos estiveram do gol foi em chute cruzado de Felipe Anderson - que entrou na segunda etapa - e em cabeçada de Immobile. E só. Com tranquilidade, a Juve garantiu o resultado e levou a Copa da Itália pela 12º vez para sua sala de troféus.

O MONSTRO DANIEL ALVES

Ele está demais. Mais uma vez, foi decisivo em um jogo decisivo. O lateral brasileiro novamente foi escalado quase como um ponta direita. Barzagli ocupou o setor destro na defesa. Um indicativo do que deve vir na decisão da Liga dos Campeões. E, nessa posição, Dani Alves marcou o seu terceiro gol nos últimos cinco jogos pela Juve. Foi o sexto em 31 jogos na temporada. Ele chega ao 32º título na carreira do jogador na Europa. E ainda pode conquistar mais dois até o fim da temporada.

QUEM PARA A JUVE?

A Juventus é absoluta na Itália. E isso não é novidade há seis anos. A Velha Senhora conquistou o 12º título da Copa da Itália, o terceiro seguido. O tricampeonato consecutivo é algo inédito na história da competição. A equipe com mais taças depois da Juve é a Roma, com nove conquistas. Agora, a Juventus busca o seu sexto Scudetto seguido. E a inédita Tríplice Coroa. Nunca em sua história a equipe de Turim levou Copa da Itália, Campeonato Italiano e Liga dos Campeões na mesma temporada. No país do Calcio, só a Inter de Milão, em 2009/10, obteve tal feito. A Velha Senhora consegue?

O segundo título da possível Tríplice Coroa pode sair no próximo domingo. A Juventus recebe o Crotone, que luta para não cair, pela penúltima rodada do Campeonato Italiano. Uma vitória dá o sexto título seguido para a Velha Senhora. Mesmo se perder, a Juve pode ser campeã. Basta que Roma e Napoli também percam. O possível "Triplete" só sairá no dia 3 de junho, quando a Juve decide a Liga dos Campeões diante do Real Madrid, em Cardiff.

Fonte: globoesporte.com


Nenhum comentário: