26 maio 2017

Copa Bridgestone Libertadores 2017: Grêmio goleia o Zamora e avança a próxima fase como líder

O Grêmio precisava de pouco, quase nada. Bastava uma vitória magra sobre o Zamora, saco de pancadas e ainda zerado na tabela, na noite desta quarta-feira para carimbar a vaga nas oitavas de final da Libertadores com a liderança do Grupo 8. Mas diga a isso para Luan, Lucas Barrios e Pedro Rocha. Aliás: diga isso a todos os comandados de Renato Gaúcho. Parecia até treino de ataque contra defesa, mas o Tricolor, endiabrado, foi soberano para amassar o venezuelanos e vencer por 4 a 0 na Arena. E para avançar com a terceira melhor campanha geral da primeira fase da competição continental.

O Grêmio avança às oitavas de final como líder do Grupo 8 e dono da terceira melhor campanha da primeira fase – a condição lhe dá o direito de decidir em casa na próxima etapa. O segundo colocado da chave é o Guaraní-PAR, que garantiu a vaga após o empate sem gols com o Deportes Iquique, em casa. O Tricolor os paraguaios aguardam o sorteio para conhecer seus rivais no mata-mata.

Ainda sem adversário conhecido, o primeiro duelo das oitavas de final da Libertadores deve ocorrer apenas em 5 de julho. Até lá, o Grêmio foca no Brasileirão e na Copa do Brasil. O Tricolor volta a campo no próximo domingo, às 18h, provavelmente com formação alternativa para encarar o Sport na Ilha do Retiro, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro.

PRIMEIRO TEMPO

O site oficial da Conmebol contabiliza 17 chutes e 67% de posse de bola para o Grêmio na primeira etapa. E aqui vai um agradecimento às estatísicas e sua frieza, capaz de mensurar tanta soberania durante 45 minutos de futebol. Em casa, mesmo com arquibancadas quase desertas, o Tricolor fez prevalecer sua superioridade com uma tuação de gala. A equipe empilhou seis chances, com direito a bola na trave e três milagres de Salazar, o goleiro rival, em 21 minutos.

Os gols só saíram a partir do minuto 22. E não pararam de sair: foram três, em seis minutos. Luan abriu o placar após bela jogada de Pedro Rocha, que aplicou um elástico no rival e serviu o camisa 7, que apenas empurrou para as redes. Depois, foi a vez de Barrios marcar, ao aproveitar passe de Gastón Fernández, da direita. Luan – de novo ele – completou a blitz gremista, ao converter pênalti sofrido por Cortez, aos 26.

SEGUNDO TEMPO

Com um 3 a 0 mais do que confortável, o Grêmio reduziu seu ritmo – mas sem o "nana, neném", que se deixe claro. Em meio a um relaxamento até natural, o Tricolor deixou alguns espaços para o Zamora atacar. Mas seguiu com o domínio quase total da partida, a ponto de transformar a vantagem em goleada. Aos 18, Gata "pifou" Pedro Rocha, que saiu na cara do gol, driblou o goleiro e teve o trabalho simplório de empurrar para o gol. Depois, Luan ainda teve a chance de anotar um hat-trick, mas desperdiçou pênalti sofrido por Fernandinho, aos 38. Com supremacia gremista, os minutos restantes foram protocolares.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: