08 março 2017

Copa Bridgestone Libertadores 2017: Na sua primeira participação na competição, a Chapecoense estreia, fora de casa e com vitória

A Chapecoense começou a Libertadores com o pé direito. Fora de casa, o time catarinense jogou como time grande, não deu espaços ao Zulia e saiu com uma vitória expressiva por 2 a 1. A equipe verde e branca dominou o primeiro tempo, saiu na frente com Reinaldo em cobrança de falta, ainda ditou o ritmo da etapa complementar e chegou ao segundo com Luiz Antonio, de fora da área. O time da casa ainda diminuiu o marcador com Arango, deu sufoco nos minutos finais, mas não teve forças para empatar.

Com a vitória, a Chapecoense arranca bem na Libertadores e assume a ponta do grupo 7. Pelo menos até a próxima quinta-feira, quando acontece o outro jogo do grupo, entre Lanús e Nacional, na Argentina. O zulia segue zerado.

O próximo compromisso da Chapecoense pela Libertadores é no dia 16 de março, uma quinta-feira, contra o Lanús, às 19h30, na Arena Condá, em Chapecó. O Zulia enfrenta o Nacional, no dia 15, fora de casa. Antes de enfrentar o Lanús, o time verde e branco entra em campo pelo Campeonato Catarinense, contra o Inter de Lages, no dia 11 de março.

1º tempo

O jogo começou truncado, com as equipes dividindo as ações. O Zúlia chegou a assustar em uma cobrança de falta, mas depois só deu Chape. O Verdão se postou bem em campo e pressionou a equipe da casa. Em uma boa jogada pelo meio, Luiz Antonio lançou Niltinho, puxado dentro da área, mas o árbitro não deu. A Chapecoense continuou mostrando personalidade. Aos 18, Girotto subiu mais alto que a defesa e cabeceou no contrapé, para baixo, mas o goleiro Vega fez grande defesa em cima da linha.

Em campo, o torcedor pode ver um time aguerrido, tal qual os eternos guerreiros que conquistaram o título da Sul-Americana. A vontade fez Niltinho não desistir de um lançamento: alcançou a bola e foi derrubado. Reinaldo foi para a bola e a bola foi para o gol. Ele chutou direto, a defesa tentou cortar, mas não impediu primeiro gol do time na história da Libertadores. Na comemoração, boa parte do time se ajoelhou em campo e apontou em direção ao céu, em memória daqueles que deram a vida pelo clube.

2º tempo

O Zulia voltou diferente. Com mais disposição, forçou lançamentos longos para Unrein. A equipe da casa passou a fazer exatamente aquilo que previu Mancini: alçar bolas longas buscando casquinha. Aos 12, a equipe venezuelana assustou Artur Moraes em uma dessas jogadas, mas o impedimento foi marcado. Com dificuldade de sair jogando, a Chapecoense buscou explorar os contra-ataques. Depois de suportar a pressão, o time verde e branco finalmente chegou ao 2 a 0. Aos 23 minutos, João Pedro recebeu pela direita e deu um passe certeiro para Luiz Antonio, na meia-lua da grande área. O volante chutou de primeira, no canto direito, sem chances para Vega.

O Zulia não se entregou e deu a resposta 10 minutos depois. Em cobrança de escanteio no segundo pau, Zambrano testou para o centro da área e, sem marcação, Arango cabeceou para o fundo do gol: 2 a 1. Mancini promoveu a entrada de Apodi e o time verde e branco melhorou. O lateral teve duas chances e chegou a chutar uma bola no travessão do goleiro do Zulia. Mas o marcador não mudou mais.


As bolas paradas estavam todas com Luiz Antonio, mas Reinaldo pediu uma para ele. Nem era uma posição considerada boa para a cobrança direta, mas com ângulo razoável para um canhoto colocar na área. Porém, não quis se contentar com uma assistência. Ele queria mais. Bateu direto, pegou o goleiro Vega de surpresa, abriu o caminho para a vitória e colocou o nome na história do Verdão, como primeiro chapecoense a marcar um gol na Libertadores.

Mancini apostou no volante Luiz Antonio mais avançado, quase que como um meia, e foi recompensado, com o gol que garantiu a vitória da Chape. Pé quente na Libertadores, os três primeiros gols do Luiz na carreira foram na competição, em 2012, pelo Flamengo. Um deles pelo Fla, por sinal, foi sobre o Lanús, rival da Chapecoense no próximo dia 16, na Arena Condá

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: