27 janeiro 2017

Copa do Rei da Espanha 2016/17: Barcelona goleia e avança a semifinal pela sétima consecutiva

O Barcelona demorou um pouco a engrenar nesta quinta-feira, mas virou uma máquina de fazer gols no segundo tempo e não deu chances para uma zebra no Camp Nou – evitando compartilhar o destino do arquirrival Real Madrid, eliminado pelo Celta de Vigo um dia antes. Depois de vencer o jogo de ida por 1 a 0, fora de casa, o time catalão até encontrou dificuldades contra o Real Sociedad, mas deslanchou na segunda etapa. Messi, Luis Suárez, Arda Turan e Denis Suárez (duas vezes) marcaram, o Barça goleou por 5 a 2 e avançou com tranquilidade para a semifinal da Copa do Rei pelo sétimo ano seguido.

O Barcelona jogará sua sétima semifinal de Copa do Rei seguida, a 10ª nas últimas 11 temporadas.

O adversário do Barcelona nas semifinais será conhecido nesta sexta-feira, quando a Federação Espanhola realiza o sorteio, a partida das 10h (de Brasília). Alavés, Atlético de Madrid e Celta de Vigo são os outros classificados. As partidas serão disputadas nos dias 1º e 8 de fevereiro.

As duas equipes voltam a jogar no domingo pelo Campeonato Espanhol, com o Barcelona viajando até Sevilha para enfrentar o Betis, às 9h (de Brasília). Depois de encarar o Camp Nou, o Real Sociedad terá pela frente o Santiago Bernabéu e o líder Real Madrid, às 17h45 (de Brasília).

Primeiro tempo

Em um primeiro tempo equilibrado, mas com poucas chances dos dois lados, o Barcelona abriu o placar aos 16 minutos com alguma polêmica. O Real Sociedad reclamou de falta de Umtiti em Xabi Prieto, o árbitro não marcou nada, e o time catalão chegou tocando rápido, com Messi passando para Luis Suárez ajeitar com muita categoria para Denis Suárez chutar cruzado e fazer 1 a 0. Os visitantes até tentavam equilibrar a partida, mas sem dar muito trabalho para Cillessen. Na melhor oportunidade, aos 23, Willian José tentou voleio na área, mas chutou por cima de gol. Além do gol, o outro momento que chamou a atenção foi o desentendimento entre Neymar e Carlos Vela, aos 40, que teve empurrão, tapa na cara e cartão amarelo para os dois.

Segundo tempo

O Real Sociedad teve a chance de empate logo aos 7 minutos, mas Vela não finalizou, Willian José chutou em cima de Cillessen, e o castigo veio já no lance seguinte. Neymar recebeu lançamento, avançou em velocidade e sofreu pênalti de Iñigo Martínez, que Messi cobrou com precisão e fez 2 a 0. Os visitantes voltaram a ter esperança aos 16, quando Juanmi fez belo gol por cobertura, mas Luis Suárez respondeu rapidamente, recebendo grande passe de Messi e tocando na saída de Rulli para fazer o terceiro. O time basco não se entregou e voltou a marcar aos 27, em cabeçada forte de Willian José, mas o Barcelona fez dois gols em um intervalo de dois minutos para definir a partida. Aos 35, Messi abriu na direita para Aleix Vidal fazer cruzamento rasteiro, e Arda Turan apareceu na segunda trave para empurrar para o gol aberto. No minuto seguinte, Messi deixou Denis Suárez na cara do gol, ele driblou o goleiro e marcou o quinto para fechar a goleada.

O árbitro recebeu muitas críticas dos dois lados. No aspecto disciplinar, Juan Martínez Munuera permitiu algumas faltas mais duras e deu cartão amarelo em desentendimento entre Neymar e Carlos Vela no primeiro tempo (com direito a tapa na cara dado pelo mexicano), e em cotovelada de Luis Suárez na barriga de Yuri na segunda etapa. O Real Sociedad reclamou de falta em Xabi Prieto no lance do primeiro gol, e bola bateu na mão de Suárez na jogada que originou o pênalti sofrido por Neymar no 2 a 0. Nos acréscimos, Messi foi claramente agarrado na área, mas o árbitro não apitou o pênalti.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: