04 dezembro 2016

Crônica: O dia mais triste do futebol brasileiro

E o país na última terça-feira (29/11) pela manhã ficou mais triste com a notícia do acidente com o avião que levava a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, jornalistas e alguns convidados até Medellín na Colômbia, onde essa equipe iria disputar a sua primeira final internacional na história do clube de apenas 43 anos de existência. Um clube do interior do estado de Santa Catarina, que em 2009 estava disputando a série D do Campeonato Brasileiro, 2012 chegaram a série C do Campeonato Brasileiro subindo para a série B do ano seguinte, 2013 disputaram a série B do Campeonato Brasileiro e por fim conquistaram o direito de disputar a divisão principal do Campeonato Brasileiro no ano seguinte, a qual se mantém até hoje. E em 2016, eles estavam prestes a disputar a sua primeira final internacional, realmente que história maravilhosa desse clube que foi abraçado por todos de sua cidade Chapecó e por que não dizer pelo país, ou melhor, pelo mundo inteiro.

Quando vi a notícia do acidente, não quis acreditar no que estava vendo, fiquei chocado, perplexo, muito triste, como a maioria dos brasileiros ficaram, creio eu, quando viram essa notícia. Não queria acreditar no que tinha acontecido. Mas, infelizmente era tudo real.

Depois que, digeri um pouco a notícia, me veio a cabeça um outro acidente aéreo do grupo musical Mamonas Assasinas, pois, guardadas as devidas proporções. Ambos estavam no auge de suas carreiras, haviam acabado de conquistar o carinho de um país inteiro por sua simplicidade e carisma, mas, que tiveram suas vidas e carreiras interrompidas por um trágico acidente aéreo.

Mas o que mais me impressionou foi a atenção, rapidez com que as autoridades colombianas agiram no resgate as vítimas. Não podemos deixar de citar a atenção, atitude desportiva, solidariedade e apoio que o Clube Atlético Nacional deu a Associação Chapecoense de Futebol que seria a sua rival na final da disputa da Copa Sul-Americana, sem esquecer da torcida desse clube que também foi espetacular. Posso dizer que, no começo do ano tive uma pontinha de raiva do Atlético Nacional por ter eliminado o São Paulo nas semifinais da Copa Libertadores da América, mas, depois, dessa atitude não só o clube, mas a torcida, ganharam o meu respeito e admiração.

Outra coisa que me impressionou em relação a todo esse acontecimento, foi a repercussão internacional que isso teve rendendo as mais variadas homenagens a Associação Chapecoense de Futebol e as vítimas desse trágico acidente, independente da modalidade esportiva. Homenagens essas que estão ocorrendo até hoje e que pelo jeito irão continuar por um bom tempo, jogadores de clubes rivais com um grande histórico de rivalidade que se unem na hora da foto oficial com os dizeres “força chape”, jogadores de clubes rivais que se unem para fazer um minuto de silêncio em homenagem às vítimas, torcidas organizadas das maiores equipes do mesmo estado que se reúnem para prestar homenagem, entre várias outras que ocorreram e que acredito ainda que ocorrerão.

Apesar de tudo, acredito que a Associação Chapecoense de Futebol, mostrou não só ao Brasil, mas, ao mundo, que sim, que é possível um clube do interior de um país, considerado “pequeno” sair da última divisão do campeonato nacional e chegar até a divisão principal e lá se manter por anos, sem ter que pensar em brigar durante o campeonato para não ser rebaixado. E isso tudo é possível, graças a um trabalho sério, dedicação, planejamento, amor e respeito para com o próximo, mostrou também que não precisa ter uma folha salarial altíssima, com jogadores, técnico, comissão técnica considerados os melhores do mundo para se conquistar um título ou chegar a uma final de um torneio internacional.

Tenho que confessar que, achei um pouco exagerado por parte de a imprensa cobrir o velório coletivo realizado pelo clube, pois, penso que esse é um momento mais íntimo, dos familiares, amigos e colegas que trabalharam junto com essas pessoas e não algo que deva ser mostrado para todos, por mais que tenha sido autorizado pelos familiares e uma ideia do clube para homenagear essas pessoas que faleceram.

Atrevo-me a dizer que, essa equipe da Associação Chapecoense de Futebol ficará marcada não só na história do futebol nacional, mas, do futebol mundial por tudo que eles fizeram, desde a diretoria do clube até os atletas, comissão técnica, passando por todos os envolvidos no clube. Essa equipe que saiu do Brasil para conquistar a América e que acabou conquistando o Mundo, infelizmente não foi do jeito que todos nós queríamos.

E não poderia deixar de citar aqui, o melhor vídeo de todos até hoje, pelo menos no meu ver, o da mãe do goleiro Danilo, confortando no fim da entrevista o repórter do Sportv pela perda de seus colegas de profissão, que exemplo de mulher, que mesmo perdendo o seu filho, passando por tudo que ela passou sem saber se o seu filho estava vivo ou não devido a informações desencontradas, conseguiu num momento como esse manter uma serenidade e tranquilidade incrível, que no meu modo de ver pouquíssimas pessoas possuem.

Não tenho o que dizer ao não ser desejar que Deus conforte e dê forças a todos os familiares e amigos dos atletas, comissão técnica, convidados e jornalistas que acabaram falecendo nesse trágico acidente, para que eles sigam em frente.


Uma das melhores imagens que já vi a respeito disso (Imagem: facebook-olé do Brasil).

#Forçachape

#somostodoschapecoense

Autor: Henrique Soares

Nenhum comentário: