05 dezembro 2015

Mundial Feminino de Handebol 2015: Brasil estreia na competição com um empate heróico diante da Coréia do Sul

Foi sofrido, com o Brasil a maior parte do tempo atrás do placar. Atuais campeãs mundiais, as meninas da seleção sabiam o que teriam pela frente quando a Coreia do Sul foi sorteada justamente para o duelo de estreia no Mundial da Dinamarca, pelo Grupo C, na cidade de Kolding. Diante de baixinhas velozes e não menos raçudas, o Brasil teve dificuldades no primeiro tempo, saiu perdendo por 12 a 10 com grande presença de Ryu (cinco gols). No segundo, conseguiu se impor pelo porte físico e melhorou bastante no jogo. Mesmo assim, parecia que a vitória ficaria com o time de vermelho. No finzinho, após uma defesa espetacular de Babi, um dos destaques do time de Morten Soubak, e um contra-ataque, coube à Alexandra, a melhor do mundo de 2012, marcar um gol espetacular faltando 2s para o término. Assim, ela salvou a seleção brasileira de um revés no primeiro jogo: 24 a 24.

- Foi (mais difícil do que pensávamos). Saiu para nós como uma vitória. Acho que não teremos mais nenhum jogo como esse. O Congo (próximo rival) tem um estilo diferente. De hoje, dá para levar nossa garra, nossa luta e nossa entrega - comentou a goleira Babi.

Com o empate, cada seleção contabiliza um ponto na tabela. Neste domingo, todo o Grupo C folga em Kolding. Na segunda-feira, a seleção brasileira volta à quadra para o seu segundo jogo no Mundial. Terá pela frente Congo Democrático, que foi derrotado por 23 a 15 pela Argentina na estreia. A partida será às 13h (de Brasília).

Coréia dá trabalho ao Brasil

Morten Soubak apostou na sua base considerada titular. Iniciou a partida com Babi no gol, Duda, Deonise, Ana Paula, Dara no pivô e Alê e a jovem Larissa nas pontas. Com as duas equipes ainda se estudando, o primeiro gol do duelo veio apenas aos quatro minutos, com a capitã Dara. A Coreia empatou rapidamente e quase virou, mas parou em duas defesas de Babi. Aos oito, o placar tinha 3 a 2 para a seleção brasileira, com dois gols de Duda. Aos 13 minutos, com o jogo empatado em 4 a 4 e muito nervoso, Dara levou suspensão de dois minutos por falta, mas no contra-ataque Jéssica colocou 5 a 4 para a seleção. Alê não encaixou seu jogo e pediu a Morten para sair um pouco da partida.

Aos 17 minutos, as coreanas venciam por 7 a 5 com gol de Yura Jung no contra-ataque, justamente a maior preocupação do técnico Morten Soubak. A marcação brasileira não encaixava, e o treinador resolveu parar a partida. Depois da parada, Jéssica diminuiu para 7 a 6. Aos 22 minutos, a Coreia do Sul ainda vencia e tinha 8 a 7 no marcador. Em jogada na ponta, Choi parou em outra grande defesa de Babi, destaque brasileiro no primeiro tempo. Em tiro de sete metros, aos 26, Ana Paula diminuiu para 9 a 8 o revés brasileiro. Comandada por Ryu no ataque, a Coreia do Sul fez 11 a 8, abrindo a maior diferença no placar aos 28 minutos. Com dois gols da seleção brasileira e outro das coreanas, o primeiro tempo terminou em 12 a 10.

A Coreia voltou para o segundo tempo dando a mesma pressão em cima do Brasil. Marcando a posse de bola fora da barreira, forçava o erro. Aos quatro minutos, a seleção brasileira empatou em 13 a 13, com outro gol de Duda, melhor do mundo em 2014. Aos cinco minutos, o Brasil virou com Ana Paula no tiro de sete metros: 14 a 13. Com gols lá e cá, a partida estava empatada em 15 a 15 aos oito minutos. Ryu, em jogada individual, fez 16 a 15 para a Coreia do Sul. Em belo passe de Ana Paula, Jéssica empatou. Aos 10, Amanda levou dois minutos de suspensão com o confronto em 16 a 16.

Aos 15 minutos, Morten colocou em quadra a jovem Bruna, de apenas 19 anos, estreante em mundiais. No ataque seguinte, Larissa errou, mas se recuperou, roubou a bola e deixou o Brasil perdendo por apenas um gol: 20 a 19. Na sequência, Babi pegou o sete metros de Ryu e vibrou muito. Aos 18 minutos, a seleção igualou com Alê em 20 a 20. Com o jogo nervoso, a Coreia voltou a abrir dois de frente, tendo 23 a 21 aos 23 minutos.

Nos cinco minutos finais, Morten passou a jogar com Ana Paula no goleiro-linha quando o Brasil atacava. Em um ataque aos 25, Larissa parou na goleira Mira Park. Duda, aos 26, fez 23 a 22. Ela, porém, levou dois minutos de suspensão na jogada seguinte. Em contra-ataque, a Coreia forçou outros dois minutos do Brasil, com Dani Piedade, complicando tudo, e fez 24 a 22 no sete metros. Na última bola, e com apenas cinco em quadra, a seleção empatou o jogo em 24 a 24, em jogada impressionante.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: