20 dezembro 2015

Mundial Feminino de Handebol 2015: Noruega vence Holanda e é campeã mundial

A velocidade holandesa não foi páreo. Os contra-ataques também não. No Mundial da Dinamarca, a empolgação não bateu a tradição. Dona de um dos maiores domínios do esporte mundial, as norueguesas mostraram mais uma vez seu poder e completo controle da modalidade ao derrotar a Holanda por 31 a 23 e voltar a conquistar o título mundial. O triunfo veio com grande atuação coletiva e também individual. Quando a Noruega passou por dificuldades, lá estava a goleira Kari Grimsbo. Na frente, Stine Oftedal, Nora Mork, Camilla Herrem e Nora Mork brilharam. A medalha de ouro em solo dinamarquês, menos de um ano antes das Olimpíadas do Rio 2016, mostra que elas estão prontas para ampliar seu reinado na Cidade Maravilhosa.


Desde Londres 2012, começo do ciclo olímpico para o Rio de Janeiro, a Noruega só não conquistou o Mundial de 2013, justamente quando o Brasil foi campeão. Fora isso, conseguiu completar a "tríplice coroa", com um bicampeonato dos Jogos (2012), o Europeu de 2014 e agora o Mundial em 2015. Desde 1994, a Noruega só deixou de estar na final do Europeu feminino de handebol na competição disputada em 2000. Foi campeã em 1998, 2004, 2006, 2008, 2010 e 2014, e vice-campeã em 1996 e 2012. Nas Olimpíadas, foi medalha de prata em 1988 e 1992, e vem de um bicampeonato olímpico em Pequim e Londres. Ainda foi bronze em 2000. Em Mundiais, ganhou sua primeira taça em 1999 e voltou a triunfar em 2011, em São Paulo. Também foi vice-campeã em 1997, 2001 e 2007.

O título da Noruega também definiu todo o cenário do handebol para os Jogos do Rio 2016. Já classificada por conta da conquista do Europeu em 2014, as norueguesas cederam a sua segunda vaga para a Espanha, vice da Europa. A Holanda, até então invicta, terá que se contentar em jogar um dos três torneios pré-olímpicos mundiais, de 17 a 20 de abril. Também disputam essas competições em busca de um posto nos Jogos as seguintes seleções: Polônia, Romênia, Dinamarca, Rússia, Montenegro, França, Suécia, Tunísia, Japão, Uruguai e México.

O jogo

A Noruega começou o jogo melhor, colocando seu ritmo. Com 11 minutos, tinha 9 a 4 com grande atuação da goleira Kari Grimsbo, que parava o ataque da Holanda. As holandesas pareciam sentir a pressão da final na primeira chance de disputá-la. Bem na defesa, as norueguesas facilitavam o trabalho de Kari. Aos 15, o jogo tinha 9 a 5 para a Noruega. Com 25 minutos de confronto, a Noruega seguia dominando completamente as ações e abria sete gols de frente: 15 a 8. No fim do primeiro tempo, com dificuldades para atacar, a Holanda de Estavana Polman, até então imbatível no torneio, foi para os vestiários perdendo por 20 a 9.

No segundo tempo, a Holanda voltou muito melhor. E tentou encostar no placar. Do outro lado, porém, Heidi Loke e cia davam trabalho no ataque e seguiam firmes na defesa. Com 15 minutos de duelo, o jogo tinha 24 a 17 para a Noruega. Oito minutos depois, o jogo estava em 28 a 21 para as norueguesas, que ficavam cada minuto mais próximas do título mundial. Faltando quatro minutos para o fim, a torcida da Noruega, que era a maioria esmagadora e ainda ganhou o apoio dos dinamarqueses, já comemorava. O placar marcava 31 a 21, e Tess Wester, da Holanda, ainda salvou outros tentos.

Bronze é da Romênia

Comandada pela goleadora do campeonato, Cristina Neagu, a Romênia ficou com o terceiro lugar no Mundial ao dominar a Polônia desde o início e triunfar por 31 a 21 na preliminar da decisão. Neagu deixou o torneio com 63 gols em nove jogos. Ela fez dez gols contra as polonesas. Além da medalha de bronze, a Romênia volta para a casa comemorando um lugar no pré-olímpico que distribuirá vaga nas Olimpíadas de 2016. A campanha das romenas foi impressionante. Depois de três derrotas na primeira fase e a classificação com apenas o quarto lugar do Grupo D, o time se reergueu e nas oitavas eliminou o Brasil, que era atual campeão. Nas quartas, bateu a Dinamarca, dona da casa, na prorrogação. Perdeu as semifinais para a Noruega, também no tempo extra.

- Ser artilheira do campeonato é legal, importante, mas o que importava mesmo era sair de quadra com uma medalha. Isso sim me deixa muito feliz e conquistamos nosso objetivo. Agora, vamos em busca de uma vaga nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, o grande objetivo nosso - disse Cristina Neagu após o jogo contra a Polônia.

Brasil fica fora da seleção do torneio. Romena é a MVP

A queda surpreendente para a Romênia nas oitavas de final tirou qualquer chance da presença das jogadoras do Brasil na seleção do Mundial. Com três atletas, a campeã Noruega foi quem mais teve representantes. A Romênia vem atrás com duas, incluindo a artilheira Cristina Neagu, eleita a MVP (jogadora mais valiosa). Holanda e Montenegro emplacaram uma cada. Confira!

Goleiro: Tess Wester, Holanda
Ponta direita: Jovanka Radicevic, Montenegro
Armadora direita: Nora Mørk, Noruega
Central: Stine Oftedal, Noruega
Pivô: Heidi Løke, Noruega
Armadora esquerda: Cristina Neagu, Romênia
Ponta esquerda: Valentina Ardean Elisei, Romênia

MVP: Cristina Neagu, Romênia

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: