25 julho 2015

Pan-Americano 2015: Brasil perde na disputa da medalha de bronze no hóquei de grama, mas garante vaga para as Olimpíadas de 2016

A equipe brasileira do hóquei sobre a grama não conseguiu ir ao pódio na tarde deste sábado, em Toronto. Perdeu a disputa do bronze para o Chile (4 a 1) e terminou os Jogos Pan-Americanos na quarta colocação. Mas a conquista desses jogadores foi muito mais longe. Em um esporte sem tradição, quase desconhecido no Brasil, a equipe masculina se classificou de forma inédita para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, ao derrotar os Estados Unidos nas quartas e avançar às semifinais. Mais tarde, Canadá e Argentina disputam o título.

Se na primeira participação nos Jogos Pan-Americanos a seleção masculina não conseguiu marcar um gol sequer e perdeu os três jogos que disputou no Rio 2007, em Toronto a coisa foi diferente. O time fez jogo duro com as principais seleções da América, perdeu para Canadá e Chile na fase classificatória, mas ganhou do México. No mata-mata, surpreendeu os EUA e, depois de empatar por 1 a 1 no tempo normal, venceu nos shoot outs e carimbou a inédita vaga olímpica.

- Claro que estamos tristes pelo último jogo, mas saímos com o sentimento de dever cumprido. Nosso objetivo era classificar para as Olimpíadas e conseguimos. A medalha seria um bônus, mas infelizmente não deu. Temos um time muito jovem, ainda não temos muita experiência, mas temos que continuar treinando porque mostramos que temos condições de jogar contra os melhores times do mundo. Jogamos com Canadá e Estados Unidos de igual para igual. Mostramos que não estamos nas Olimpíadas à toa - comentou Lucas Paixão

A festa foi grande, mas eles queriam mais. Poderia ir além. A medalha nunca antes conquistada estava mais perto do que nunca esteve. Na semifinal, uma batalha contra os donos da casa e a torcida na arquibancada. Jogo empatado em 0 a 0, e a decisão foi para os shoot outs. Mas dessa vez não deu. Tiveram que se contentar com a briga pelo bronze, mas que também terminou com o Chile.

- Fizemos grandes jogos, tivemos uma performance muito boa e conseguimos nosso objetivo que era a vaga nas Olimpíadas. A medalha era a cereja no topo do bolo. Começamos bem, acabamos tomando dois gols, mas continuamos tentando até o fim. Infelizmente não deu. A gente vai evoluir o máximo que der para fazer bonito em 2016. Mostramos que não estamos lá por favor, mas sim porque merece - avaliou Bruno Paes.

O jogo

O Brasil até começou melhor que o Chile e quase marcou primeiro. Após cruzamento, Bruno Paes pegou de primeira, mas o goleiro Adrian Henriquez fez ótima defesa e evitou o gol. Daí para a frente a partida foi dominada pelos chilenos. Eles se aproveitaram muito bem das jogadas ensaiadas nos corners curtos. Na primeira vez, Nicolas Renz recebeu a escora e chutou para abrir o placar. Os vermelhor ainda acertaram a trave logo após a saída de bola.

No segundo período, mais dois gols chilenos. Numa bobeira da defesa brasileira, Kannegiesser aumentou: 2 a 0. O Brasil não conseguia reagir, e, em mais um corner curto, Vicent Tarud fez 3 a 0. A seleção ia para o intervalo em desvantagem.

Na volta, mais um gol do Chile. Mais um corner curto. Em mais uma jogada ensaiada. E, de novo, Nicolas Rens. O camisa 23 soltou o braço e fez o segundo dele no jogo. Com o resultado quase definido, os brasileiros jogaram os últimos 15 minutos de jogo com toda a vontade. Para mostrar que não conquistaram a vaga olímpica por acaso. No segundo final, Stephane Smith aproveitou o corner curto e fez o gol de honra. A seleção saiu dos gramados de Toronto deixando claro que pode e tem muito a evoluir na modalidade até 2016.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: