17 julho 2015

Pan-Americano 2015: Brasil estreia com derrota para os EUA, na competição do pan de basquete feminino

s meninas do basquete do Brasil terão que driblar o cansaço e uma maratona de jogos caso queiram triunfar nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. A organização do torneio dividiu as duas chaves com quatro jogos diários. Deu 24 horas de descanso entre uma partida e outra para Canadá e Estados Unidos, mas colocou a seleção brasileira para jogar três partidas em menos de 40 horas. Na largada, nesta quinta-feira, às 22h (de Brasília), o Brasil não conseguiu superar o forte ataque dos Estados Unidos e acabou derrotado por 75 a 69 (39 a 31 no primeiro tempo). Breanna foi a cestinha da partida com 26 pontos e ainda pegou 12 rebotes. Patty foi a cestinha do Brasil com 18 pontos.

- Eu nunca joguei três partidas em um período tão curto. Mas faz parte, já vínhamos treinando sabendo disso, nos adaptando e não tem o que fazer. Vamos tentar descansar o máximo e voltar fortes para a próxima partida. Seria melhor até dormir no ginásio, não é? (risos). Encostamos duas vezes no placar, tivemos chances de vencer, mas cometemos muitos erros e isso atrapalhou - garantiu Jaque ao fim da partida.

A segunda etapa da "corrida do Pan" acontece nesta sexta-feira, menos de 13h depois da estreia e uma curta noite de sono e recuperação. O Brasil encara o Porto Rico às 14h30 (de Brasília), no mesmo ginásio, e no sábado, aí sim com 24h de descanso, fecha sua participação na primeira fase contra a República Dominicana. Para as meninas da seleção, a derrota para os EUA já ficou para trás, e a hora agora é de descansar, dormir e voltar para o próximo jogo.

EUA CONTROLAM O JOGO DESDE O INÍCIO

A seleção brasileira começou com Jaqueline, Karina, Isabela Ramona, Kelly Santos e Tainá. Os Estados Unidos iniciaram com Moriah, Breanna, Courtney, Taya e Alaina. Com Zanon enérgico no banco de reservas, a seleção brasileira começou bem e colocou uma bola de três com Jaqueline, abrindo 9 a 8 nos primeiros quatro minutos. Com a mão também calibrada, Breanna também meteu de três e fez 15 a 11 para as americanas no minuto cinco. Dando espaço para os chutes rivais, as brasileiras logo viram os EUA colocarem 20 a 11. Com uma pequena recuperação pelas mãos de Kelly, a seleção terminou o quarto atrás com 25 a 17.

Desequilibrado no segundo período, o Brasil logo viu os EUA abrirem 33 a 21 em três minutos. Breanna era o destaque com 12 pontos. Na metade do quarto, a seleção ensaiou uma recuperação com Kelly e Gilmara, trazendo para 33 a 26. Nova bobeada defensiva e falhas no ataque frearam a reação e nos segundos finais os EUA tinham 39 a 29. Em cesta de Kelly, a seleção ainda terminou o primeiro tempo com 39 a 31 para as americanas.

O terceiro período começou equilibrado e as americanas mantinham boa vantagem. Em bola de três aos quatro minutos, Patty trouxe para 46 a 39. Novamente com Patrícia e depois com Jaqueline, a seleção pulverizou a vantagem americana para apenas uma bola: 46 a 43. Os EUA pediram tempo, mas o Brasil voltou pontuando com Karina, ficando a um ponto das rivais. Em bola de três de Carina Martins, a seleção passou à frente pela primeira vez com 48 a 46. A virada, porém, durou pouco. Em dois minutos de desatenção e com Breanna desequilibrando com cinco pontos, os EUA fecharam o período com 57 a 50.

A seleção sentiu a recuperação americana e se perdeu. Com três minutos do último quarto, ainda não havia pontuado e os Estados Unidos tinham dígito duplo no marcador: 61 a 50. Nos dois minutos seguintes, as duas equipes erraram demais e pararam no placar. Nos três minutos finais, o time brasileiro tentou nova reação, chegou a trazer para 71 a 67, mas acabou derrotada por 75 a 69.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: