17 julho 2015

Pan-Americano 2015: Brasil conquista mais dois ouros no tiro esportivo

O Brasil conquistou mais duas medalhas de ouro, nesta sexta-feira, no tiro esportivo. Na, categoria pistola de 50m, Júlio Almeida ficou à frente do cubano Jorge Grau com uma diferença de 2,3 pontos. O bronze ficou com o peruano Marki Carrillo. De quebra, ele garantiu também mais uma cota para o Brasil na prova de pistola 50m, aumentando para dez as vagas do país em 2016. Até agora, o Brasil tem cotas garantidas nas seguintes modalidades em 2016: Pistola de Tiro Rápido 25m, Pistola de Ar 10m (masculino e feminino), Carabina Deitado 50m, Fossa Olímpica (masculino e feminino), Skeet masculino (masculino e feminino), Rifle de Ar 10m (feminino) e, agora, Pistola 50m (masculino).

Já na carabina deitado de 50m, Cássio Rippel bateu o americano Michael Mcphail, que ficou com a prata com apenas 2,2 pontos. A terceira posição e a medalha de bronze foi do canadense Michel Dion. Rippel estabeleceu o novo recorde pan-americano da competição com 207.7 pontos. O Brasil já havia conquistado outro ouro no tiro esportivo com Felipe Wu, na pistola de ar 10m, no último domingo.

Com as conquistas dos ouros, pelos critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), Júlio Almeida e Cássio Rippel vão representar o Brasil nas Olimpíadas do Rio. Mas, se por algum motivo, algum dos dois não tiver como competir nas Olimpíadas, o Brasil segue com a vaga já que a cota é do país, e não, do atleta.

Com os dois ouros conquistados nesta sexta-feira, o Brasil chega aos 20 nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. O país ocupa a terceira colocação no quadro de medalhas somente atrás do Canadá e dos Estados Unidos. Confira o quadro de medalhas do Pan.

Julio Almeida, de 45 anos, participa pela quarta vez dos Jogos Pan-Americanos e conquistou sua sexta medalha, sendo a primeira de ouro. Antes, ele ganhou duas pratas em 1995 (fogo central e fogo central por equipes), em Mar Del Prata, na Argentina, outra prata em 2007 (pistola 10m), no Rio de Janeiro, e dois bronzes em 2011 (pistola de ar 10m e 50m), em Guadalajara, no México. Atualmente, Julio Almeida é 38º no ranking da pistola de ar 10m. E 36º no ranking da pistola 50m.

– É uma alegria estar aqui e ter este ouro. Este é o meu quarto Pan, ganhou medalhas em todos, mas nunca havia conquistado um ouro – disse.

No domingo, Júlio Almeida tinha terminado a pistola de ar de 10m apenas na sétima posição. Ele se classificou para a final desta sexta em sexto lugar atrás de um outro brasileiro, Stenio Yamamoto (que terminou apenas na sétimo colocação). Mas conseguiu se concentrar e conquistar a medalha.

– Eu não estava atirando bem. Mas quando chegou a final eu busquei me concentrar e ficar calmo. Muitas vezes é difícil manter o foco porque a emoção aparece, mas você precisa se controlar – explicou.

O ouro de Cássio Rippel na carabina deitado de 50m é a sua primeira medalhas em Jogos Pan-Americanos. Ele vem tendo bons resultados neste ano. Rippel foi 5º colocado em uma etapa de Copa do Mundo de Tiro Esportivo e atualmente é 18º do ranking mundial.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: