23 janeiro 2015

Copa São Paulo de Futebol Junior 2015: Palmeiras perde na semifinal para o Botafogo-SP, que volta a uma final de copa São Paulo 32 anos depois

Botafogo, Fluminense, Grêmio... e Palmeiras. O Botafogo-SP, que já havia derrubado três gigantes do futebol brasileiro, ampliou seu cartel na Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta quinta-feira, ao bater o Verdão por 2 a 1 na Arena Barueri e avançar à final do torneio pela segunda vez em sua história. Mayc e William fizeram os gols do time do interior, e Gabriel Jesus descontou para o Palmeiras.

O adversário na decisão será o Corinthians, que eliminou o São Paulo ao fazer 3 a 0 na outra semifinal, em Limeira. A única vez em que o Pantera disputou a decisão foi no ano de 1983, quando perdeu o título para o Atlético-MG.

Mesmo superado na posse de bola durante a maior parte do jogo, o Botafogo soube aproveitar as chances que teve e se valeu de erros defensivos do Palmeiras para resolver a partida a seu favor.

Talles, goleiro reserva, escalado no lugar do lesionado Otávio, teve grande atuação e foi fundamental para conter o poder ofensivo alviverde – especialmente no segundo tempo, quando a pressão aumentou.

Com 19 gols marcados nas seis partidas anteriores, o Palmeiras desta vez foi neutralizado. Gabriel Jesus, maior estrela do time, responsável pelo triunfo sobre o Vitória nas quartas de final, teve atuação discreta. Ele descontou no fim - e o Verdão tentou incendiar a partida com cinco minutos de acréscimo, mas já era tarde. O sonho do título inédito ficou pelo caminho.

O jogo

Quando o árbitro apitou o início da partida, dezenas de torcedores do Palmeiras continuavam entrando na Arena Barueri. O ambiente dominado pelos alviverdes não intimidou o Botafogo. Rápido, o time do interior não se acanhou e apresentou seu cartão de visitas em um lance de bola parada: Lineker cobrou escanteio pela esquerda do ataque, e Mayc aproveitou vacilo da defesa adversária para cabecear no ângulo e fazer a festa dos torcedores de Ribeirão Preto, localizados atrás da trave oposta.

Com Flamarion escalado no lugar de Juninho, vetado pelo departamento médico, o Palmeiras encontrou sérios problemas na criação. A bola pouco passava pelo meio-campo, e ficava restrita às laterais – especialmente a esquerda, com Guilherme. Com Gabriel Jesus bem marcado, o Verdão mantinha a vantagem na posse de bola, mas seguia esbarrando na falta de opções, diante de uma torcida ainda bastante animada.

Ciente das falhas na etapa inicial, o técnico Diogo Giacomini sacou Flamarion para a entrada de Lucas Taylor. Já Lucas Rocha saiu, dando lugar a Chistopher. O Palmeiras cresceu e teve duas chances claras de gol, justamente com os jogadores que haviam acabado de entrar, mas ambos mandaram para fora. E o Verdão pagou caro pelos próprios erros: em uma jogada rápida iniciada pelo goleiro Talles, o Botafogo precisou de poucos segundos para invadir a área adversária e, com um chute cruzado de William, ampliar a vantagem.

O nervosismo tomou conta da partida, e o time de Ribeirão Preto apenas adotou a cautela administrou o resultado. O Palmeiras, dono de um dos melhores ataques da competição, acumulou finalizações longe do gol e descontou com Gabriel Jesus aos 44. Sem desistir, lutou até o fim, mas já era tarde.

Nenhum comentário: