16 março 2014

Mundial de Basquete Feminino 2014: Seleção brasileira de basquete feminino conhece suas adversárias da primeira fase do mundial

O Brasil vai estrear contra a República Tcheca (medalha de prata no Mundial de 2010, sexta colocada nas Olimpíadas de Londres/2012 e quinta no ranking feminino da FIBA), no dia 27 de setembro, na Copa do Mundo da Turquia. A seleção brasileira adulta feminina, que está no Grupo A, com sede em Ancara, irá enfrentar ainda na primeira fase as seleções da Espanha (medalha de bronze no último Mundial e sexta no Ranking da FIBA) e o Japão.

Nas oitavas de final, o Brasil terá como adversário um dos quatro primeiros colocados no Grupo B: Canadá, França, Moçambique ou Turquia. O Grupo C é formado por Austrália, Cuba, Bielorrússia e Coréia. E no Grupo D estão Angola, China, Estados Unidos (atual campeão olímpico e mundial) e Sérvia.

“Não existe essa história de grupo da morte porque a Copa do Mundo reúne as 16 melhores seleções do planeta e não dá para escolher adversário. Nosso objetivo inicial é ficar entre os três primeiros colocados na primeira fase. Se ficarmos em primeiro já estamos nas quartas de final e entre os oito melhores. Terminando em segundo ou terceiro no grupo, vamos enfrentar a segunda ou terceira da outra chave. A partir daí começa o sistema de mata-mata e vamos buscar a melhor colocação possível”, analisou o técnico da Seleção Brasileira, Luiz Augusto Zanon.

O treinador assumiu o comando da equipe nacional no dia 28 de março de 2013 e na sequência conquistou o 24º título sul-americano invicto e a medalha de bronze na Copa América do México, que garantiu uma vaga na Copa do Mundo da Turquia.

“Vamos para a Turquia com um grupo novo e em formação, com apenas duas ou três jogadoras que disputaram o último Mundial Adulto, em 2010. Por isso, vamos realizar uma série de amistosos de alto nível para dar mais experiência internacional a essas atletas”, completou.

Nas 16 edições do Campeonato Mundial, do Chile em 1953 até a República Tcheca em 2010, apenas quatro países conquistaram o título: Estados Unidos (oito vezes), ex-União Soviética (seis), Brasil (1994) e Austrália (2006).

Forma de Disputa
Na primeira fase, as 16 seleções jogam entre si, em turno único, nos seus respectivos grupos. A primeira colocada de cada chave está automaticamente classificada para as quartas de final, enquanto as equipes em segundo e terceiro lugares disputam a segunda fase nos seguintes cruzamentos eliminatórios: A2 x B3, B2 x C3, C2 x D4 e D3 x C4. Os vencedores da segunda fase jogam nas quartas de final com as seleções classificadas em primeiro lugar nos grupos iniciais. Os ganhadores disputam a semifinal e final.

Confira os grupos do Mundial

“A” – Sede: Ancara
Brasil, Espanha, Japão e República Tcheca

“B” – Sede: Ancara
Canadá, França, Moçambique e Turquia

“C” – Sede: Istambul
Austrália, Bielorrússia, Coréia e Cuba

“D” – Sede: Istambul

Angola, China, Estados Unidos e Sérvia

Nenhum comentário: