22 março 2014

Liga Europa 2013/14: Definidos os confrontos das quartas de finais da competição

O sorteio das quartas de final da Liga Europa foi bom para o Juventus. Anfitrião da decisão do título, marcada para seu estádio, no dia 14 de maio, o time italiano enfrenta o Lyon, quinto colocado do Campeonato Francês, a 25 pontos do líder Paris Saint-Germain. Atual vice-campeão, o Benfica tenta seguir o caminho em busca de uma nova chance contra o AZ Alkmaar, da Holanda, adversário com menos tradição no torneio. Outro time português remanescente no torneio, o Porto duela com o Sevilla, classificado na disputa de pênalti depois de dois confrontos com o rival Bétis. Da Espanha também, o Valencia tenta manter o país na disputa diante do Basel, da Suíça, semifinalista em 2012/13.

Os confrontos serão nos dias 3 e 10 de abril. Benfica, Juventus, Valencia e Sevilla decidem a vaga em casa. O emparelhamento das semifinais será definido em novo sorteio, na sexta-feira seguinte, dia 11.

Dos oito times, apenas o Porto já conquistou a Liga Europa, em 2011, na segunda edição do torneio com o nome atual. No formato antigo, a Copa da Uefa, o Juventus se sagrou campeão três vezes, em 1977, 1990 e 93, o Sevilla é bi, em 2006 e 2007, e o Valencia ganhou uma, em 2004.

Apesar da pouca tradição no torneio, o AZ Alkmaar é o único time que veio da fase de grupos e continua invicto, em dez partidas. Juventus, Porto, Benfica e Basel também ainda não perderam, mas disputaram apenas quatro jogos, pois entraram direto na segunda etapa, pois foram eliminados na Liga dos Campeões como terceiros colocados de suas chaves - Shakhtar Donetsk e Ajax caíram logo nos primeiros confrontos, Viktoria Plzen e Napoli saíram nas oitavas.

Nenhum comentário: