18 março 2014

Liga dos Campeões 2013/14: Chelsea vence o Galatasaray e classifica-se para as quartas de final da competição

A volta de Drogba ao estádio Stamford Bridge terminou da maneira como o atacante se acostumou ao longo da carreira: com vitória do Chelsea. Mas, agora no Galatasaray, o marfinense pouco pôde fazer para evitar a vitória dos Blues por 2 a 0, no jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões, selando a classificação dos ingleses às quartas de final da Liga dos Campeões, depois do empate por 1 a 1 na Turquia. Eto'o e Cahill fizeram os gols em Londres.

Protagonista do duelo, Drogba foi homenageado antes do jogo ao receber uma chuteira de prata do Chelsea e ser aplaudido de pé por todo o estádio. Entretanto, sua alegria acabou assim que a partida teve início.

O Chelsea, que teve os brasileiros Ramires, Oscar e Willian entre os titulares, agora espera o sorteio da próxima sexta-feira para conhecer seu rival nas quartas de final da Liga dos Campeões - o GloboEsporte.com transmite ao vivo, a partir de 7h45m (de Brasília). Também estão garantidos na próxima fase Bayern de Munique, Barcelona, Atlético de Madrid, Paris Saint-Germain, e Real Madrid, classificado ao voltar a vencer o Schalke 04 nesta quarta-feira, por 3 a 1.

Já o Galatasaray, que contou com Felipe Melo e Alex Telles, terá de se concentrar na liga nacional. Vice-líder com 49 pontos, precisa tirar cinco de diferença para o Fenerbahce, a nove rodadas do fim, com um jogo a mais, para ser tricampeão e se classificar diretamente para a fase de grupos da próxima Champions.

DESEQUILÍBRIO DE FORÇAS

A missão do Galatasaray era ingrata desde o início. Afinal, precisava sair para o ataque contra um time forte na defesa e quase invencível no Stamford Bridge sob o comando de Mourinho. Para piorar, a diferença técnica ficou visível rapidamente.

Os turcos tinham pouca coisa: Drogba, que em seu retorno ao estádio do Chelsea corria sem parar, Felipe Melo, desdobrando-se na marcação, e sua torcida, que não parou de cantar um só minuto e chegou a calar os fãs do Chelsea em diversos momentos. Sneijder? Pouquíssimo notado durante a etapa inicial.

Não era o bastante para deter os Blues. A vantagem no regulamento fez a equipe jogar da maneira que mais gosta: marcando forte, esperando o erro rival para atacar. Não demorou para a estratégia funcionar. Aos quatro minutos, Oscar deu passe perfeito para Eto'o, que invadiu livre a área e chutou cruzado para abrir o placar.

Esforçado, o Galatasaray não se entregou. Teve mais posse de bola, correu, mas esbarrou na falta de criatividade. Na melhor chance, aos 28 minutos, Felipe Melo tabelou com Drogba na entrada da área, mas chutou fraco para fora.

Bem postado, o Chelsea chegou menos na frente, mas com muito mais perigo, nos contra-ataques puxados por Oscar, Willian e Hazard. A eficiência dos Blues se fez notar aos 42: após cobrança de escanteio, Terry cabeceou, Muslera defendeu, mas Cahill não perdoou e estufou as redes para fazer 2 a 0.

O gol acabou de vez com o moral turco. Na volta para o segundo tempo, o Galatasaray não melhorou, e ainda demonstrou nervosismo. Seguiu se esforçando, tocando a bola, mas sem ameaçar Cech - Drogba sequer foi acionado. Nem a tentativa de colocar Felipe Melo como líbero na defesa funcionou.

O Chelsea, por sua vez, apenas administrou o jogo. Os Blues ameaçaram em contra-ataques esporádicos, como quando Hazard passou por quatro adversários, mas preferiu tocar a finalizar. Mas não teve problema: a classificação chegou sem sustos. Depois do apito final, Drogba saudou a torcida, agradecendo o carinho antes de ir embora, sem a vaga.



Nenhum comentário: