22 março 2014

Copa do Brasil 2014: Corinthians vence o Bahia de Feira por 2x0 e elimina o segundo jogo

“Uh, é Luciano, uh, é Luciano, uh, é Luciano”. O grito eufórico da torcida do Corinthians era para o herói da partida. Foi dos pés do atacante que saíram os dois gols da vitória do Timão sobre o Bahia de Feira de Santana, por 2 a 0, nesta quarta, na Bahia, pela primeira fase da Copa do Brasil. Com a vantagem de dois gols, o Alvinegro eliminou o jogo de volta. Na próxima fase, o Timão enfrenta São Luiz (Rio Grande do Sul) ou Nacional (Amazonas). Na primeira partida, em Ijuí (RS), empate por 2 a 2. O jogo de volta, em Manaus, será dia 9 de abril.

Assim, o Corinthians, fora do Campeonato Paulista, do qual se despede no domingo, contra o Atlético Sorocaba, no Pacaembu, ficará 27 dias sem atuar - volta a jogar no dia 20 de abril, contra o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro. Essa, aliás, era a meta do Mano Menezes. O técnico queria logo eliminar o Bahia de Feira de Santana para poder preparar melhor a equipe. E reerguê-la.

Luciano, até pouco tempo desconhecido, já está nos braços da Fiel. Melhor em campo, ao lado de Romarinho, o atacante tem agora seis gols em seis jogos pelo Corinthians. Todas as vezes em que ele marcou, aliás, foi em dose dupla: fez gols em três partidas e passou em branco em outras três.

Apesar da vitória, faltou ao time de Mano Menezes apresentar um futebol de mais qualidade. Tanto que o gol da classificação veio apenas aos 44 minutos. Tarde demais diante da disparidade técnica entre as equipes.

Acelerado, Timão sai na frente

O Corinthians iniciou a partida com o pé no acelerador. Foi para cima do Bahia de Feira. Romarinho e Luciano, dupla de ataque do Timão, puxaram a fila. Só que foi o time baiano que levou perigo primeiro. Jacson saiu driblando da esquerda para a direita e chutou rasteiro, aos 16 minutos. Cássio defendeu.

Pouco depois, a equipe paulista poderia ter respondido com perigo ainda maior. Quem sabe com um gol. Mas o árbitro assinalou impedimento de Luciano de maneira equivocada. O atacante sairia na cara do gol. Mano Menezes reclamou muito do lance e, da beira do campo, avisou ao árbitro que ele tinha errado.

Dominando a posse de bola, o Corinthians foi ligeiramente melhor do que o seu adversário, mas poderia ter feito mais. De qualquer maneira, saiu em vantagem no primeiro tempo. Aos 31 minutos, Romarinho dominou chutão de Cléber e deu ótimo passe para Luciano tocar na saída do goleiro.

A dupla de ataque do Timão, aliás, foi o destaque da etapa inicial. Artilheiros do Corinthians na temporada, os dois foram os que mais tentaram criar e finalizar.

Luciano, o herói

Sem contar com uma armação muito criativa (Jadson e Renato Augusto, prejudicados pelo mau estado do gramado, estiveram apagados), o Corinthians continuou apoiado nas jogadas de Romarinho e Luciano. Só que os atacantes sentiam dificuldade. Na tentativa de jogar pelas pontas, os dois foram presas fáceis para marcação do time baiano.

Mas quando Jadson teve um lampejo de bom futebol, quase saiu o segundo gol. Sem marcação, o meia tocou em profundidade para Luciano tentar o toque na saída do goleiro. A bola foi para fora, e Romarinho reclamou. Ele achou que o companheiro de ataque poderia ter tocado. Mas ouviu do amigo:

- Não dava.

Com Renato Augusto e Jadson mais animados, as jogadas saíam com mais naturalidade. Mano, porém, preferiu não esperar mais. Sacou Renato Augusto e colocou Danilo. Insistente, o Corinthians até marcou o segundo gol, em cabeçada de Cléber. Mas o zagueiro estava impedido. Não valeu.

Apesar das mudanças (Uendel também entrou na vaga de Fábio Santos, e Malcom no lugar de Jadson), o Timão seguia guiado por sua dupla de ataque. Luciano e Romarinho, em sintonia, criavam as melhores jogadas. Melhor assim. Dos pés de Luciano saiu, aos 44 minutos, o gol da classificação alvinegra à próxima fase, em jogada iniciada por Romarinho, que passou para Uendel chutar cruzado. O goleiro deu rebote, e a bola sobrou para o artilheiro da noite. Ele tem estrela.

Nenhum comentário: