24 janeiro 2013

Copa do Rei da Espanha 2012/13: Com susto, Barcelona elimina o Málaga e pegará Real Madrid em semi da Copa do Rei

Barcelona e Real Madrid voltarão a se encontrar na temporada 2012/2013. E agora mata-mata, pela semifinal da Copa do Rei. O Superclássico foi definido nesta quinta-feira, com a classificação do time catalão sobre o Málaga, em vitória por 4 a 2, em La Rosaleda. Depois de empatar por 2 a 2 na ida e ver o placar se repetir no segundo tempo, os craques Andrés Iniesta e Lionel Messi ajudaram a colocar um ponto final no susto e deixar a equipe azul-grená perto de mais uma conquista.

Além de Iniesta e Messi, os comandados de Jordi Roura - Tito Vilanova está em Nova York para mais uma sessão de seu tratamento contra o tumor - marcaram com Pedro e Piqué. O zagueiro aproveitou a oportunidade para homenagear o filho Milan, nascido na última terça-feira. Joaquín e Roque Santa Cruz descontaram.

Os jogos de ida da semifinal serão disputados já na próxima semana. Na quarta-feira, dia 30, o Barcelona vai até a capital enfrentar o arquirrival no Santiago Bernabéu. Atlético de Madri, que passou pelo Bétis, enfrentará o Sevilla no outro lado da chave.

Lá e cá

Málaga e Barcelona pareciam ter combinado tamanho equilíbrio apresentado no primeiro tempo no La Rosaleda. Sobraram cartões amarelos - foram três para cada lado, facilitados pelo gramado escorregadio. Mas também não faltaram chances de gol para os goleiros Kameni e Pinto trabalharem numa etapa em que o empate acabou sendo o mais justo.

Foi o Barça o responsável por abrir o placar. Aos sete minutos, Xavi acertou passe genial para Daniel Alves, ligeiramente impedido, cruzar na medida para Pedro. O atacante, já com a meta praticamente livre, definiu com uma cabeçada. Nem ele nem todo o time, porém, esperavam uma reação tão rápida dos donos da casa: aos 11, Duda acionou Joaquín no meio da defesa catalã e o meia concluiu com categoria: 1 a 1.

Se estava sumido, Messi resolveu aparecer em lance perigosíssimo aos 24. O craque argentino apareceu com perigo na grande área e chutou cruzado, para a defesa de Kameni. Aos 35, pouco depois de o Málaga quase desempatar com o paraguaio Roque Santa Cruz, Iniesta carimbou o travessão em tabela com o camisa 10.

Messi teria novamente seu nome gritado aos 41. Iniesta lançou, a defesa vacilou na bola áerea e o deixou como gosta. A finalização não saiu bem e possibilitou Weligton o corte, tornando-se herói por alguns instantes. Pouco antes, Pinto havia salvado o Barcelona de gol certo de Sebá após dar rebote para o meio da área. Àquela altura, o torcedor que estava no estádio precisava respirar para se tranquilizar.

Barça leva susto, mas define vaga

A pausa, porém, fez melhor aos visitantes, que tomaram a frente no placar em três minutos. Iniesta viu Piqué em boas condições e, com um lançamento primoroso, deixou o zagueiro sozinho para matar no peito e concluir. Na comemoração, rápida homenagem ao filho Milan, nascido na última terça-feira e fruto de um relacionamento com a cantora colombiana Shakira.

Quando parecia que o Barcelona cozinharia o jogo à sua maneira, o Málaga chegou para igualar. Em contra-ataque, Roque Santa Cruz recebeu na grande área e chutou cruzado. Pinto não chegou. Os jogadores do Barça partiram para a reclamação por um pisão supostamente acidental de Weligton em Fàbregas na origem do lance. Mas o placar estava mantido.

Não por muito tempo, diria Iniesta. Em linda tabelinha com Fàbregas, o atual terceiro melhor jogador do mundo apenas tocou na saída de Kameni para anotar o terceiro e praticamente definir o confronto, já que o Barcelona chegava ao terceiro gol fora de casa e superava o Málaga no critério de desempate.

Se precisava de um milagre, o Málaga teve de entregar os pontos logo em seguida. Aos 34, Daniel Alves cruzou na cabeça do pequenino Lionel Messi, que não perdoou: 4 a 2. O argentino durou apenas mais alguns minutos em campo, já que pediu a substituição por sentir um desconforto na virilha.

Nenhum comentário: