13 novembro 2012

Campeonato Paulista de Basquete Feminino 2012: AMERICANA É O SEGUNDO FINALISTA

O Americana garantiu classificação a decisão do Campeonato Paulista Feminino – 2012 ao derrotar o Santo André/Semasa, na noite desta terça-feira (13 de novembro), por 70 a 61 (43 a 24 no primeiro tempo), em jogo válido pela quinta rodada da série melhor-de-cinco do playoff – semifinal, disputado no ginásio Municipal Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), na cidade de Americana (SP). Com a vitória, o time comandado pelo técnico Luiz Zanon fechou a disputa com três vitórias e duas derrotas.

A equipe da casa começou em ritmo forte, apoiado pela sua torcida, que lotou as dependências do ginásio, e conseguiu abrir vantagem favorável de nove pontos durante o primeiro quarto (21 a 12). No segundo, as comandadas de Zanon mantiveram o mesmo ritmo e a diferença cresceu para 19 pontos.

Na volta do intervalo, a bronca da técnica Laís Elena surtiu efeito esperado e o representante de Santo André se recuperou e baixou bastante à diferença para apenas seis pontos (54 a 48). Nos dez minutos finais, o Americana voltou ao ritmo do primeiro período e garantiu a vitória e a classificação, levando seu torcedor ao delírio.

Os principais nomes da partida foram Clarissa (20 pontos e 12 rebotes – double-double) e Carina Felippus (18 pontos e 11 rebotes – double-double), pelo time da casa; Jaqueline (21 pontos) e Micaela (16 pontos, 04 rebotes e 06 assistências), em favor do visitante.

“Nesse momento que garantimos a vaga na decisão do estadual, quero enaltecer duas coisas: a primeira, o Santo André/Semasa, que teve excelente desempenho na série e valorizou bastante o nosso resultado, e também o fato que tivemos que fazer muitas mudanças táticas e de formação ao longo da série e as jogadoras acataram muito bem tudo isso e renderam dentro do esperado”, comenta o técnico Luiz Zanon, do Americana.

“Não temos que tirar o brilho do Americana, que teve muito mérito e fez sua parte, no entanto, deixamos a desejar no primeiro tempo e quando acordamos não deu mais para buscar”, analisa a pivô Êga Garvão, do Santo André/Semasa.

Na final, o Americana vai encarar o Ourinhos Basquete, que já havia garantido classificação ao superar o São José/Colinas Shopping por 3 a 1 na outra série semifinal.

Nenhum comentário: