04 junho 2008

Rio de Janeiro é finalista para ser sede em 2016

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que o Rio de Janeiro segue como uma das cidades candidatas a ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A notícia foi dada pelo presidente do COI, Jacques Rogge, nesta quarta-feira, em Atenas, na Grécia. Chicago, Madri e Tóquio são as outras cidades que seguem na disputa.

» Fotos das cidades finalistas no TERRA "Todas as candidaturas foram de alta qualidade. A disputa forte é um tributo à saúde do Movimento Olímpico. Parabenizo as cidades-candidatas e espero que aquelas que não conseguiram desta vez possam ter aprendido com o processo", disse Rogge.

A decisão teve como base a análise que a entidade fez dos questionários entregues em janeiro passado pelas cidades aspirantes. A comitiva brasileira que está na cidade grega comemorou muito a escolha do COI.

O Rio de Janeiro foi representado na cerimônia pelo Ministro dos Esportes, Orlando Silva Júnior, pelo governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, pelo prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, e pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

Esta é a terceira vez que a cidade brasileira se candidata para ser sede dos Jogos e a primeira vez que fica entre as finalistas. Antes dessa tentativa, o Rio de Janeiro foi derrotado em 2004, quando Atenas venceu a disputa, e em 2012, para a cidade inglesa de Londres.

Diferente das outras vezes, já era previsto que o País estivesse entre os finalistas, principalmente pelos elogios que a cidade recebeu após os Jogos Pan-Americanos, realizados no ano passado.

Nenhum comentário: