04 junho 2008

Pan serve de laboratório ao Rio na candidatura para 2016

A realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007 serviu para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para os membros do Governo e Prefeitura do Rio de Janeiro e do Ministério do Esporte como exemplo do que deve ser seguido e do que não deve acontecer para a possível realização dos Jogos Olímpicos de 2016 na cidade.O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, já havia ressaltado antes do Pan que o evento serviria como um "empurrão" para a realização de uma Olimpíada no Brasil.

Na época, Nuzman chegou a declarar que o presidente de honra do COI, Juan Antonio Samaranch, deu a dica de que era preciso organizar uma competição local para poder concorrer, com boas chances, à sede de uma Olimpíada, antigo sonho do comitê brasileiro.

Anunciada nesta quarta-feira como uma das finalistas, ao lado de Chicago, Madri e Tóquio, a cidade brasileira pretende, inclusive, usar grande parte da estrutura do Pan no evento em 2016.

Criados para a realização dos Jogos Pan-Americanos, o Parque Aquático Maria Lenk, a Arena Olímpica, o Velódromo da Barra, o Estádio do Engenhão e o Rio Centro são alguns dos locais que também devem receber os Jogos caso o município seja escolhido.

Nenhum comentário: