04 junho 2008

Autoridades representam Rio na 1ª fase para 2016

Uma comitiva de autoridades brasileiras acompanhará, nesta quarta-feira, a primeira fase do processo de escolha da cidade-sede para os Jogos Olímpicos de 2016, que conta com a participação do Rio de Janeiro. Estão presentes em Atenas o ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, além do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do prefeito carioca, César Maia.

Além do Rio de Janeiro, outras seis cidades participam desta primeira fase de avaliações: Chicago (Estados Unidos), Madri (Espanha), Tóquio (Japão), Doha (Catar), Praga (República Checa) e Baku (Azerbaijão). Duas delas serão eliminadas e as cinco restantes disputarão a etapa final da seleção.

Antes do anúncio, porém, as cidades finalistas terão que elaborar um dossiê de candidatura detalhando todo o projeto olímpico. O documento será entregue ao COI em fevereiro de 2009. A sede dos Jogos de 2016 será anunciada dia 2 de outubro do próximo ano durante o Congresso do Comitê Olímpico Internacional, em Copenhague, na Dinamarca.

"Os Jogos Olímpicos têm grande repercussão no mundo e nunca aconteceram no continente sul-americano. A candidatura do Rio de Janeiro é, sobretudo, uma candidatura sul-americana", disse o ministro Orlando Silva.

Nenhum comentário: