20 novembro 2023

Jogos Parapan-Americanos 2023: Judô do Brasil conquista seis medalhas no primeiro dia do Parapan em Santiago

O judô brasileiro conquistou seis medalhas neste domingo, primeiro dia de competições do judô nos Jogos Parapan-Americanos em Santiago. Foram quatro medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, com destaque para a decisão masculina até 60 quilos, classe J1/J2, com uma final verde e amarela entre Thiego Marques e Elielton Lira.

Este confronto foi o primeiro da sessão da tarde envolvendo atletas brasileiros. Em menos de um minuto de luta, Thiego encaixou um waza-ari, e na sequência, um ippon, e venceu Elielton.

-É incrível porque a gente treina junto, está todo dia junto, não só na seleção, mas também no clube. E ganhar do meu amigo é muito legal. Por trás do nosso trabalho tem muita gente, apesar de o foco estar em nós - disse Thiego.

- Confio muito nos meus treinadores, foi uma experiência única para o meu primeiro Parapan. Ainda mais por ter sido do lado do meu amigo - emendou Elielton.

Na sequência, na categoria até 57 quilos para mulheres, Larissa Oliveira lutou pelo bronze com a argentina Paula Gomez. A dois minutos do fim, a brasileira conseguiu um waza-ari sobre a argentina, mas no minuto final Paula conseguiu emendar um waza-ari com imobilização e ficou com o bronze.

Na decisão da mesma categoria, Lucia da Silva enfrentou a norte-americana Maria Mutia. A brasileira dominou adversária no tempo normal, mas não conseguiu pontuar e a decisão foi para o golden score. Com um ippon, Lucia garantiu mais uma medalha de ouro para o Brasil.

Na categoria até 73 quilos, Rayfran Mesquita disputou o bronze com o cubano José Romero. A pouco mais de dois minutos do fim, Romero conseguiu um ippon sobre o brasileiro. Na mesma categoria, na última disputa do dia, Harlley Pereira disputou o ouro com o argentino Eduardo Gauto. Com um belíssimo ippon, o brasileiro fechou o dia com a sexta medalha brasileira no judô, a quarta dourada do dia.

Na parte da manhã, o Brasil faturou duas medalhas na disputa feminina 48 quilos classe J1/J2, Rosicleide Silva ganhou o ouro sobre a argentina Rocio Ledesma, e Giulia dos Santos ficou com o bronze por ganhar da chilena Katherine Yanez.

Parabéns aos atletas pelas conquistas!!!

Fonte: globoesporte.com


Nenhum comentário: